Infocafé – 09/08

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em baixa, a posição setembro oscilou entre a máxima +0,70 pontos e mínima de -0,75 fechando com -0,10 acumulando na semana -0,85 pts.

O dólar comercial fechou o dia em alta de 0,39%, cotado a R$ 3,9420. Com isso, acumulou valorização semanal de 1,3%. Após a redução das tensões na véspera, a guerra comercial entre norte-americanos e chineses voltou a deixar os mercados cautelosos hoje. Segundo reportagem da agência de notícias Bloomberg divulgada ontem, o governo norte-americano estaria adiando uma decisão sobre licenças para empresas do país retomarem o comércio com a chinesa Huawei Technologies. O adiamento seria mais um episódio da guerra comercial entre os países.

A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou a atualização dos números referentes às importações realizadas pelos países consumidores em abril de 2019. De acordo com a entidade, a União Europeia adquiriu, no quarto mês deste ano, 7,437 milhões de sacas de 60 kg do produto, o que implicou alta de 5,33% em relação ao volume comprado em março. Com a aquisição de 2,665 milhões de sacas em abril, os Estados Unidos apresentaram elevação de 1,52% na comparação com o mês anterior. Já o Japão elevou suas compras do produto em 7,16% em abril, ao adquirir 747.849 sacas, e fechou a lista dos três principais importadores mundiais.

Produtores rurais da região de Franca (SP), receberão treinamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em manejo fitossanitário do café, em 7 de agosto de 2019, a partir das 9h. A ação ocorrerá por meio do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), da Secretaria de Agricultura, que será realizada com o objetivo de transferir conhecimento em pragas, doenças e nematoides, que atacam a cultura do café. O Prosaf atua a partir da demanda dos produtores rurais, associações e cooperativas para ajudar a melhorar questões sanitárias relacionadas à produção agropecuária. Em dez anos de atividade, mais de quatro mil pequenos e médios produtores receberam orientação pelo programa. Só em 2018, os treinamentos do programa receberam público de 400 pessoas.O Prosaf é coordenado pelo Instituto Biológico (IB-APTA) e conta com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Durante o treinamento, os produtores receberão informações sobre os nematoides que atacam a produção cafeeira. Os nematoides são parasitas que vivem, principalmente, no solo e atacam o sistema radicular de plantas de diversas culturas, inclusive o café. Segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os nematoides podem causar prejuízo de R$ 35 bilhões ao ano ao agronegócio brasileiro. Estima-se que eles causem redução de 20% da produção cafeeira do País.

Fonte: Mellão Martini