“Infraestrutura precisa acompanhar o crescimento do Agro no Brasil”

Lieven Cooreman debate Logística e Infraestrutura no Congresso Brasileiro de Fertilizantes

Os problemas estruturais que podem comprometer o crescimento do agronegócio no Brasil a longo prazo é o tema que o CEO da EuroChem Fertilizantes Tocantins e Head da Divisão Comercial da EuroChem na América do Sul, Lieven Cooreman, vai abordar em sua participação no 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que acontece nesta terça-feira (23/11), a partir de 9h. O evento é online e será transmitido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), no YouTube e no site da associação.

A estruturação dos corredores logísticos, com investimentos nos portos e ferrovias interligados ao modal rodoviário, a dependência da importação de fertilizantes para suportar nossa produção e a expectativa em torno do Plano Nacional de Fertilizantes, que está sendo desenvolvido pelo Governo, estão na pauta.

“O Brasil é uma superpotência agrícola. A estimativa é que seja responsável por 43% do crescimento global da exportação de soja e de milho nos próximos 10 anos, citando apenas duas culturas entre as dezenas em que o país se destaca. O investimento nos Arcos Norte e Sul são importantes para garantir o fluxo de importação de fertilizantes, que garantem a boa produtividade das safras, e a exportação dos produtos, diminuindo os gargalos logísticos que enfrentamos hoje”, afirma Lieven.

Lieven será o coordenador do 3º painel, que terá início às 12h, e debaterá junto de Roberto Rodrigues, Coordenador do FGV Agro, e de José Velloso Dias Cardoso, presidente executivo da Associação Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o tema Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro. O jornalista William Waack será o moderador do evento.

O Congresso Brasileiro de Fertilizantes é promovido pela ANDA.  Em sua oitava edição, vai discutir temas importantes para o agronegócio, como análise de mercado, melhores práticas de ESG e Inovação, a crise gerada pela Covid-19 e as perspectivas para o setor para a retomada da economia.  A abertura, às 9h, contará com a presença da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina. Na sequência, especialistas debatem em três painéis: Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes (9:40h), A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio (10:50h) e Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro (12h).

Fonte: PRINT COMUNICAÇÃO