Iniciativas da Marfrig em sustentabilidade são tema de case em programa de Harvard

Estudo de caso “A busca da Marfrig pela carne bovina sustentável” foi apresentado no programa Agribusiness Seminar/Harvard Business School, em 10/1, nos EUA

As iniciativas da Marfrig na área de sustentabilidade são tema de estudo de caso do programa Agribusiness Seminar, da Harvard Business School. A companhia – líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – foi convidada pela instituição norte-americana para participar do case, intitulado “A busca da Marfrig pela carne bovina sustentável” (Marfrig’s Quest for Sustainable Beef). O documento foi apresentado durante seminário do programa em 10 de janeiro em Harvard, Boston, Estados Unidos, juntamente com cases sobre outras empresas de agronegócio.

O programa Agribusiness Seminar é voltado para executivos de alto escalão que atuam no segmento de agropecuária dentro de empresas, governos e organizações não-governamentais de todo o mundo. Durante o encontro (seminário), os participantes exploraram as tendências e as melhores práticas do agronegócio. Foram levantadas questões organizacionais, estratégicas, competitivas, econômicas e sociais. Os alunos também trocaram experiências e fortaleceram o networking. O seminário explorou a dinâmica atual e futura da indústria e incentivou insights para impulsionar o crescimento das empresas e aprimorar os conhecimentos dos executivos.

Para elaboração do case sobre a Marfrig, o professor do Agribusiness Seminar, José B. Alvarez, entrevistou executivos e membros do Comitê de Sustentabilidade da empresa. Também foram ouvidos parceiros externos da companhia nos projetos e ações de sustentabilidade. O objetivo de Alvarez foi acessar as perspectivas dos entrevistados sobre a atuação da companhia no tema e nortear a produção do case, que contou com participações dos pesquisadores de Harvard Pedro Levindo e Ruth Costas.

O case

O case a respeito da Marfrig aborda iniciativas da companhia como o Comitê de Sustentabilidade e o Programa Marfrig Verde+, assim como o comprometimento da empresa de não comprar gado proveniente de áreas desmatadas da Amazônia. O documento apresenta a jornada da Marfrig em sustentabilidade e os investimentos em sistemas de rastreamento e monitoramento de fornecedores diretos e indiretos (grande desafio do setor). O case traz aos alunos do programa questionamentos como: é possível reunir produtores, varejistas, concorrentes e governo para promover a agenda da sustentabilidade? Como o setor poderia envolver os pecuaristas para produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, fazer com que os consumidores valorizem seus esforços de sustentabilidade e estejam dispostos a pagarem mais pelos investimentos necessários para produzir produtos de baixo (ou zero) carbono? A Marfrig poderia se diferenciar como pioneira em sustentabilidade?

O material cita projeções do mercado global de carne bovina e tendências da indústria. Desafios e contexto político para conter o desmatamento na Amazônia também são abordados.

Abordagem interativa

O currículo do programa Agribusiness Seminar é baseado no mundialmente conhecido método de caso Harvard Business School, abordagem interativa que envolve os participantes em uma troca dinâmica de ideias à medida que identificam e testam possíveis ações. Os seminários apresentam novos casos incorporando tendências, modelos de negócios em evolução, estratégias competitivas e novas ideias sobre oportunidades e desafios do setor. Cada caso se concentra em uma determinada empresa alimentícia ou relacionada à agricultura e as principais decisões de seus líderes.

“A Marfrig está muito feliz por ter sido convidada para estudo de caso do programa da Harvard Business School, da Universidade Harvard — uma das instituições de ensino de maior prestígio dos Estados Unidos e do mundo. E por compartilhar as ações da companhia em sustentabilidade com alunos do mundo todo, o que pode inspirá-los em novas iniciativas”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.

Fonte: Ana Cecilia