Inovação em defensivos será destaque na Showtec 2024 para intensificar a proteção das lavouras de grãos

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, apresentará portfólio de destaque na Showtec 2024, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio, em Maracaju (MS). No estande da empresa, os visitantes terão acesso aos benefícios do inseticida ZEUS, do recém-lançado fungicida SUGOY, que vieram para revolucionar o manejo e solucionar alguns dos principais problemas no campo, além de tecnologias para o controle de plantas daninhas com os herbicidas: SONDA, YAMATO e KYOJIN.

Um dos destaques é o inseticida ZEUS, que oferece alta performance contra os percevejos Marrom e Barriga-Verde na soja, além de atuar com excelência no manejo da cigarrinha do milho. Essa tecnologia potencializa os ingredientes ativos e garante maior poder de choque e residual do mercado em ambas as culturas.

Já o recém-lançamento  SUGOY – fungicida premium que promete revolucionar o manejo das principais doenças foliares na cultura da soja devido ao seu amplo espectro de alvos registrados. Em um único produto, poder sistêmico e de contato avassalador contra Ferrugem, Mancha-alvo, Antracnose e Oídio. Além do controle amplo e eficaz, essa solução traz uma série de outros avanços em praticidade na aplicação, redução de erros no preparo de calda, dentre tantas outras vantagens que resultarão diretamente na produtividade e rentabilidade do cultivo. Outro fator muito importante é que ele traz também o protetor em sua formulação, algo nunca visto antes no mercado e que contribui ainda mais para o manejo de resistência.

“A agricultura brasileira alcançou um nível de altíssima tecnificação e competitividade. O agricultor investe em inovação e tecnologia porque sabe o quanto tudo isso se traduz em sustentabilidade, produtividade, rentabilidade. A adoção de tecnologias corretas para o manejo adequado em cada fase da cultura conta e muito para se ter uma safra campeã”, comenta o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, João Tomás.

Nesse sentido, a IHARA busca sempre compreender às necessidades do campo e está comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais eficientes, sustentáveis e alinhadas às demandas do mercado. “Na Showtec temos a valiosa oportunidade de apresentar para o produtor rural toda a tecnologia que disponibilizamos como resposta aos desafios do campo”, reforça Tomás.

Novas tecnologias herbicidas revolucionam o manejo de daninhas

Cada vez mais eficazes, seletivas e seguras, novas tecnologias herbicidas estão revolucionando o manejo de daninhas na cultura da soja e do milho, contribuindo para safras mais produtivas e de maior qualidade, proporcionando redução de custos operacionais e, consequentemente, maior rentabilidade na atividade.

Em substituição dos tradicionais ativos utilizados para este controle, a IHARA disponibilizou ao mercado o produto SONDA, com o selo HT (High Technology), tecnologia inédita voltada para o manejo em pós-emergência no cultivo do milho. Completando três anos de mercado, o produto já é destaque pela alta eficiência no combate das principais plantas daninhas como o Amendoim-bravo, Corda-de-viola, Picão-preto e Trapoeraba, que afetam de forma significativa a produtividade do milharal.  Com dupla ação, de contato nas plantas emergidas e sistêmico via raiz, por ser um herbicida seletivo não causa prejuízo ao desenvolvimento da cultura. É recomendado para o manejo de pós-emergência das plantas daninhas, permitindo também um efeito pré-emergente. A alta tecnologia de SONDA resulta em menos impacto ambiental e mais economia, por demandar uma menor dose de aplicação por hectare.

Outro destaque na linha de herbicidas é o YAMATO SC, solução que revolucionou o manejo de plantas daninhas na cultura do trigo agora veio para contribuir no controle da matocompetição no cultivo da soja e milho. Desenvolvido com uma tecnologia exclusiva com alta seletividade e longo residual para o controle pré-emergente das plantas daninhas como Capim-braquiára, Capim-colchão, Capum-amargoso e Capim-colonião, que esgotam a energia da soja e que são capazes de reduzir drasticamente o rendimento de grãos, mantendo a planta no limpo por mais tempo e sem afetar a cultura subsequente.

Já o KYOJIN, integra a linha dos Herbicidas do Futuro, que conta com a tecnologia Yamato – formulado especialmente para combater as daninhas resistentes, proporcionando maior e melhor controle do Capim-colchão, Capim pé-de-galinha, Corda-de-viola, Trapoeraba, Buva, entre outras invasoras na soja e no milho. Por ser um herbicida pré-emergente, seletivo e com efeito residual, ele confere eficiência ao manejo, mantendo as lavouras no limpo.

“Para vencer a matocompetição é preciso inovar. Por isso, a IHARA traz estas soluções inéditas para melhorar o manejo de resistência. Além de conseguir colher no limpo, a permanência do pós-emergente nas etapas iniciais do ciclo seguinte é vantajosa para o produtor também como contribuição extra ao manejo da pré-emergência, fundamental para a redução da matocompetição e o bom estabelecimento da cultura”, explica o gerente de Marketing Regional.

Fonte: Iara Soriano