Inovação tem colocado produtores de aves e suínos em um novo patamar global

Tecnologias, serviços e ferramentas têm aberto caminhos para novos negócios de empreendedores brasileiros

Produtores de aves e suínos do Brasil estão reunidos em São Paulo a partir de hoje para o SIAVS 2022, o maior evento destes setores no País. A Cargill participa do evento reforçando sua proposta baseada em soluções: a empresa destaca a soma de serviços, produtos e ferramentas para que os suinocultores e avicultores tenham ganhos produtivos até então inéditos. 

O Brasil é um dos grandes players globais nestes dois mercados, e os empreendedores da agroindústria investiram muito nas últimas décadas para que tanto as aves quanto os suínos brasileiros fossem valorizados em outros países. A aposta em inovação e gestão trouxe melhorias que incluem a evolução no peso médio dos animais e avanços zootécnicos. 

Avicultura

Por meio da marca Nutron, a Cargill tem atuado ao lado dos produtores para que esses índices continuem avançando. No caso da avicultura, o Líder de Negócios para este mercado na Cargill, Henrique Braga, considera que o grande destaque é justamente esse voto de confiança na inovação que o investidor tem feito. “O avicultor brasileiro vem conseguindo unir tradição e tecnologia para que a produção atinja números inéditos ao mesmo tempo em que se cuida da sustentabilidade dos negócios, se pensa muito no futuro, mas com gestão no presente”, destaca o Zootecnista com mestrado em Nutrição de Monogástricos. Henrique citando alguns exemplos dessas melhorias: “os ganhos na otimização da conversão alimentar na ordem de 30 gramas a cada ano, aliando a evolução genética, nutricional, manejo e ambiência”. 

Dentro da proposta de oferecer soluções para o produtor prosperar, a Cargill tem levado ao campo diferentes tecnologias que apoiem tanto a produtividade quanto a gestão do negócio. Uma delas é chamada Birdoo, solução desenvolvida em parceria com uma startup, disruptiva no segmento por contar com o uso de Inteligência Artificial (IA) para que os produtores tenham um raio x em tempo real do desenvolvimento dos animais. Birdoo inclui o uso de câmeras e imagens 3D que muito úteis para a equipe técnica e de fomento que apoiam aquele produtor. 

Suinocultura

Entre os suinocultores, a inovação também tem sido uma palavra-chave neste ano. João Fausto, líder comercial de Suínos na Cargill, analisa como o Brasil está conectado com outros países e isso traz oportunidades e desafios. “Em um mundo globalizado como o nosso, mudanças em um mercado-chave como a China ou Europa impactam de diferentes formas. A boa notícia é que o produtor está cada vez mais conectado e busca soluções inovadoras para esses novos desafios”, comenta ele. 

Para que o produtor esteja ainda mais preparado, os especialistas da Nutron têm reforçado, por exemplo, as recomendações para a etapa de reprodução dos suínos, fase considerada uma das mais desafiadoras pelos próprios produtores. Entre as tecnologias destacadas pela empresa, se destaca o Livelle, uma solução tecnológica integrada que foca nas demandas nutricionais, fisiológicas e de saúde intestinal. “O Livelle é marcado pela inovação de permitir que a nutrição para os diferentes níveis de desafios da produção seja personalizada. Estamos apoiando os produtores que buscam ter matrizes saudáveis, longevas e produtivas, além de leitões uniformes e pesados”, agrega João.

Uma das vantagens das empresas globais é que o intercâmbio de informações e tecnologias entre os países é bastante frequente. Isso permitiu, por exemplo, o lançamento do UTMOST™, um projeto desenvolvido pelo time global da Cargill e que oferece ao produtor a possibilidade de ter maiores retornos sobre o investimento, mesmo em cenários macroeconômicos desafiantes. O UTMOST™ é resultado da associação de duas tecnologias globais: a plataforma Max System (modelo preciso da demanda de nutrientes) e o Cargill Nutrition System (precisão no fornecimento de nutrientes), e isso permitiu oferecer um produto focado na terminação do animal, etapa responsável por cerca de 70% do investimento em nutrição. “O retorno, nessa fase do animal, pode chegar a 100% do investido, o que justifica o uso da tecnologia”, destaca o Líder Comercial de Suínos da Cargill.

Fonte: Cargill