Institutos de Pesquisas da APTA apresentarão resultados de projetos de Iniciação Científica

O PIBIC e PIBITI estão centrados na iniciação científica e tecnológica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento agropecuário

Estudantes de graduação que desenvolvem projetos de iniciação científica nos Institutos de Pesquisa, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estarão no 15º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2021, apresentando os trabalhos em pôsteres e oralmente. O evento online, que ocorrerá em 1 e 2 de setembro de 2021, está sob a coordenação do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) neste ano.

O objetivo principal do congresso é apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados às instituições participantes.

O CIIC será realizado pela segunda vez no formato online com a participação dos Institutos da APTA – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto de Zootecnia (IZ), além das unidades da Embrapa Informática Agropecuária, Meio Ambiente e Territorial.

Serão apresentados os trabalhos de 181 bolsistas, entre PIBIC e PIBIT, sendo 122 pôsteres e 44 apresentações orais. No PIBITI serão 14 trabalhos. Do IZ participam 14, do IAC 50, do Ital 25, do IB 38 e do IP 11. Já as três unidades da Embrapa somam 43.

Os trabalhos, que podem ser conferidos no site do evento, apresentam os resultados das atividades de iniciação à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, no período em que estiveram sob a orientação dos pesquisadores das instituições envolvidas no evento.

Para a pesquisadora do IZ, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, presidente do Comitê de Iniciação Científica do Instituto e Presidente da Comissão Organizadora do CIIC 2021, “o contato com as áreas de pesquisa científica e tecnológica estimulam o envolvimento dos estudantes de graduação nos projetos de pesquisa, contribuindo para o preparo profissional”.

O Congresso também tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC).

Fonte:  São Paulo Governo do Estado