Instrução Normativa contribui para boas práticas de produção  

INC 02/2018 e tecnologias de rastreabilidade ajudam a garantir uma boa origem das frutas 

São Paulo, setembro de 2020 – A rastreabilidade vem ganhando cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro. Produtores, dos mais diversos cultivos, vem aderindo a esta tecnologia, que contribui para garantir a boa origem das frutas e estimula as boas práticas de produção.

Neste contexto, a AlfaCitrus se destaca. Há mais de 10 anos, a empresa, que oferece soluções de citros para consumidores e para o varejo, utiliza técnicas e ferramentas com foco em proporcionar a ampla rastreabilidade de seus produtos.

Emílio Favero, diretor comercial da AlfaCitrus, lembra que, no início, esse conceito era utilizado por pouquíssimas empresas do agronegócio. “Com o objetivo de atender as necessidades de alguns varejistas, implementamos tecnologias capazes de fornecer informações sobre o caminho percorrido pelas frutas”, lembra Favero.

Atenta à demanda dos consumidores e dos varejistas, a AlfaCitrus ampliou o investimento em rastreabilidade, utilizada, há alguns anos, em 100% dos produtos comercializados pela empresa. “Através de uma solução, fazemos a gestão do packing house, controlando a produção e o destino de todos os lotes de frutas. Temos condições de informar para qual cliente foram enviadas determinadas frutas e também saber, a partir de um código de rastreabilidade informado nas caixas e pacotes, de qual fazenda elas vieram. Isso é importante no caso de haver um recall ou de algum problema que seja encontrado na fruta”, explica o diretor da AlfaCitrus. 

Favero acrescenta que, utilizando soluções em tecnologia da informação, a AlfaCitrus coleta todas as informações do manejo das frutas, o que possibilita a empresa ter acesso a dados sobre colheitas e tratamentos realizados, contribuindo para que o consumidor tenha frutas de ótima qualidade. 

Não demorou muito para a AlfaCitrus se destacar, então, no quesito rastreabilidade, muito antes da elaboração da INC 02/2018. Tal normativa, que entrou em vigor neste mesmo ano, determina os critérios a serem adotadas para que a rastrebalidade seja aplicada com excelência por importantes segmentos do agronegócio brasileiro.  A INC 02/2018 é uma Instrução Normativa Conjunta, que foi elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Importante Reconhecimento – Por conta deste pioneirismo em relação à rastreabilidade e por aprimorar, ano a ano, a utilização da tecnologia, a AlfaCitrus já recebeu importantes reconhecimentos, entre eles, destaca-se o raqueamento realizado pela PariPassu (ranking Index PariPassu), referência em Gestão Agrícola, Rastreabilidade, Recall e Gestão da Qualidade. A AlfaCitrus, sediada em Engenheiro Coelho, ficou em segundo lugar geral, nos quesitos rastreabilidade, segurança alimentar e qualidade, e em primeiro lugar entre as companhias de citrus.

De acordo com Giampaolo Buso, Diretor Comercial da PariPassu, a AlfaCitrus tem trabalhado com muito foco na evolução dos processos internos. “A AlfaCitrus tem controles estruturados, monitoramento dos resíduos químicos e fluxo de informação muito bem planejado para atender as demandas legais, contábeis e de gestão do negócio”.

25 anos – A AlfaCitrus acaba de completar 25 anos. Trata-se de uma vitoriosa e consistente trajetória dentro do segmento FLV e do agronegócio brasileiro. Para comemorar, a AlfaCitrus lançou uma campanha especial, chamada “Uma doce história familiar”. O objetivo é incentivar o consumo de citrus (laranja, tangerina e limão), por meio de receitas que serão criadas por influenciadores digitais e compartilhadas em hotsite especial (https://alfacitrus.com.br/25anos).

Produção de qualidade – Referência em produção de qualidade, a AlfaCitrus tem uma infraestrutura distribuída por 1.600 hectares, incluindo as fazendas de Botucatu, Engenheiro Coelho e Mogi Mirim, localizadas no Interior de São Paulo, além do packinghouse, a Alfa Citrus conta hoje com mais de 500 colaboradores, o que faz dela uma das cinco maiores produtoras e embaladoras de laranjas e tangerinas do País.

Atualmente, a AlfaCitrus distribui para 12 Estados do Brasil e apresenta um crescimento de 20% ao ano, sendo colhidos 6 milhões de quilos de frutos por mês. De sua produção total de laranjas e tangerinas, 20% são destinados para a indústria de sucos e o restante é comercializado pelos varejistas nacionais. Além disso, anualmente 2,6 milhões de caixas de tangerina e laranjas saem da empresa para a mesa do consumidor.

Fonte: Ação Estratégica