Intelbras apresenta portfólio completo de soluções voltadas para o agronegócio na Agrishow 2023

Companhia vai expor tecnologias inovadoras de monitoramento, conectividade, energia solar e segurança, com destaque para a câmera de contagem de gado

Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 47 anos de história, participa da Agrishow 2023, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. No evento, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio em Ribeirão Preto (SP), a companhia vai apresentar em primeira mão diversas soluções inovadoras voltadas para o agronegócio.

Para marcar sua primeira participação na Agrishow, a Intelbras vai montar um estande com produtos para monitoramento, conectividade, geração solar, entre outros. No local haverá três cenários mostrando etapas distintas da produção do agronegócio para que os visitantes possam visualizar o potencial que essas tecnologias têm para impactar toda a cadeia de produtiva, que inclui desde fornecedores e produtores até a agroindústria.

“A Intelbras é referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia. Atuar em setores estratégicos possibilita à companhia oferecer soluções capazes de aprimorar a gestão da produção em todas as etapas do agronegócio”, explica Marcus Hoffmann, supervisor de soluções e projetos para agronegócios da Intelbras. “Temos expectativas muito positivas quanto à primeira participação da Intelbras na Agrishow, momento em que vamos apresentar ao setor inovações tecnológicas em um estande imersivo, que possibilitará uma experiência real do uso e aplicabilidade das nossas soluções”, complementa.

Monitoramento para toda a cadeira do agronegócio

Pensando na segurança das operações do agronegócio, a companhia vai expor um portfólio completo de soluções de CFTV, câmeras, DVRs, gestão e controle de acesso, alarmes, iluminação de emergência e softwares, equipamentos de alta tecnologia e inteligência artificial, que permitem diversas aplicações.

Entre os destaques estão as novas câmeras de contagem de gado para monitoramento de animais, e a câmera de contagem de caixas em esteiras para controle de produção. A linha de câmeras térmicas, que atua na identificação de focos de incêndios e queimadas em áreas de alto risco e auxilia na redução de danos e perdas produtivas, também estará exposta.

Quando se trata de tecnologias de monitoramento e rastreio (TMR), ideais para gestão de frotas de veículos, maquinários e transbordos, a Intelbras vai apresentar soluções com tecnologia de leitura de placas (LPR) e TAG veicular, monitoramento de entrada e saída de carga, silos, entre outras opções. Essas soluções serão expostas em conjunto com o software de segurança eletrônica Defense AI, que estará em exibição em um vídeo wall.

Para a realização de segurança perimetral de galpão de defensivos, a companhia vai expor as câmeras IP, que, por meio da integração com o software Defense IA, são capazes de gerar cercas virtuais para monitoramento de maquinários e de perímetro e criação de vagas de emergência durante sinistros. Outra solução que estará presente é o radar perimetral. Com ele integrado as câmeras speed domes de até 60x, é possível monitorar grandes perímetros, detectando a ação de pessoas e veículos em zonas restritas de forma automática, reduzindo custos operacionais e aumentando a assertividade da solução.

“A Intelbras foi certificada como Empresa Estratégica da Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, o que comprova a credibilidade da nossa marca e o alto nível de qualidade e inteligência de nossos produtos e serviços. Estamos levando ao Agrishow um amplo portfólio de soluções de segurança, atuando de ponta a ponta na cadeia do agronegócio para atender com qualidade às necessidades das empresas e dos produtores rurais” explica o executivo.

Energia solar no campo

Nos últimos anos, a geração de energia solar vem crescendo muito no país. No começo de 2023, tornou-se a segunda maior fonte de energia elétrica, ultrapassando a eólica. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, no final de fevereiro a capacidade de geração solar atingiu a marca de 26 GW (Gigawatt), o que representou um aumento de 1 GW em relação à capacidade eólica, de 25 GW.

Com relação ao uso de energia fotovoltaica no agronegócio, o crescimento é ainda maior. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2022 o país alcançou 94,6 mil sistemas instalados no campo, alta de 115% em comparação com o ano anterior.

A Intelbras vai aproveitar a Agrishow para apresentar diversas de suas soluções solares, tanto on grid quanto off grid, que podem beneficiar o trabalho no campo, proporcionando uma economia expressiva na conta de luz com retorno do investimento entre 3 e 5 anos.

Na área de soluções off grid, que funcionam de forma autônoma, independentemente da rede elétrica local a companhia aproveitará o evento para mostrar em primeira mão um inversor carregador que possibilita a implementação de grandes projetos off grid. Além disso, vai expor suas soluções de iluminação solar e equipamentos de energia solar para o bombeamento de água.

Com relação às soluções on grid, que necessitam de acesso à rede de distribuição pública, a empresa vai apresentar seu portfólio completo de energia solar, que atende às demandas de pequeno a grande porte, incluindo as soluções que podem ser financiadas via Finame.

Eletromobilidade em alta

A linha recém-lançada de carregadores para veículos elétricos da Intelbras também estará presente na Agrishow. O portfólio da companhia é composto por seis modelos que atendem tanto o consumidor final quanto clientes corporativos, marcando a entrada da empresa no setor de eletromobilidade.

Os carregadores possuem diferentes potências e designs para necessidades e ocasiões específicas, sendo eles: Home (7,4 kw), Mini portátil (3 kw), City (de 11 kw e de 7,4 kw) e Business (7,4 kw e 22 kw). Todos são compatíveis com os principais modelos de veículos elétricos do mercado brasileiro.

Os equipamentos podem ser aplicados em estacionamentos, empresas agrícolas e cooperativas, modernizando as estruturas e preparando-as para uma realidade já existente de eletrificação da frota veicular nacional.

Para as empresas que atuam no agronegócio e pretendem incorporar veículos elétricos em sua operação, temos a solução digital Intelbras CVE. Trata-se de um software que auxilia no planejamento de rota, na localização de carregadores, em reservas, e ainda possibilita que você escolha entre várias alternativas a mais adequada para pagar pelo serviço de recarga. A versão profissional, CVE-Pro, é indicada para quem quer criar ou gerenciar uma rede de estações de recarga, pois permite acompanhar estatísticas, despesas com energia e receitas com recargas, bem como criar de grupos de usuários, cadastro de tags de acesso e muito mais.

Além disso, também estarão expostas soluções, como fontes, nobreaks, sensores de presença e iluminação.

Comunicação e dados

A conectividade no agronegócio é tema de constante debate, principalmente com a introdução de novas tecnologias digitais no setor, que potencializam o alcance da internet. No campo ou na indústria, essas tecnologias garantem o desempenho das operações entregando internet de qualidade em qualquer ambiente, o que é fundamental para a evolução dos processos produtivos.

Entre as soluções de conectividade expostas, destacam-se as tecnologias em redes 5G, Wi-Fi, LoRa (longo alcance), LTE e demais ferramentas de fibra óptica e IoT (Internet das Coisas). Para complementar as soluções, a empresa apresentará a linha completa de comunicação profissional, que oferece de radiocomunicadores a centrais telefônicas e headsets.

Já em coleta e análise de dados, a Intelbras vai apresentar a estação meteorológica que possibilitam gerenciamento completo da produção no campo, fornecendo informações precisas de fatores agroclimático para grandes lavouras e plantações, assim como para o monitoramento de granjas de produção animal.

“Queremos que os parceiros e clientes que visitarem nosso estande na Agrishow conheçam os diferenciais da Intelbras, como seu DNA inovador, a qualidade de seus produtos e a confiança e proximidade de relacionamento. Vamos aproveitar essa oportunidade para conhecer novas demandas do setor, lançar produtos em primeira mão e fechar negócios”, finaliza Marcus.

Serviço

Agrishow

Data: 01 e 05 de maio

Local: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 — Ribeirão Preto – SP

Estande da Intelbras: F11C

Fonte: Artur Gonçalves Ribeiro