Lages acrescenta oito exemplares para a Final Morfológica

1 Femea

Seletiva realizada no município catarinense contou com 64 exemplares da raça Crioula

A Morfologia Passaporte de Lages (SC), organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense integrou a agenda da raça Crioula simultaneamente à disputa do Bocal de Ouro 2021, entre os dias 02 e 03 de julho. Passaram pela pista do Parque de Exposições Conta Dinheiro os 64 animais admitidos em busca dos oito passaportes direto à Final Morfológica da Raça.

Após o fim do julgamento e já com as filas dos exemplares passaporteados formadas, o jurado Felipe Caccia Maciel destacou o alto padrão das potrancas que entraram em pista. “São o futuro da raça Crioula”. Tanto é, que o título de Melhor Exemplar da raça ficou com uma delas, a Grande Campeã RE Pioneira-TE, criada e exposta pela Estância Liberdade. “É uma potranca muito completa que caminha muito bem, tem uma linha superior muito correta, boa musculatura de dorso e lombo e boas passagens em sua linha superior. Acho isso importante para um cavalo de sela, caminha muito bem, muito bom os aprumos, excelente garrões, uma estrutura óssea condizente com sua estrutura, com seu volume, bom pescoço e muito selo racial”, exemplificou.

Na categoria dos Machos, o Grande Campeão ficou com Monarca da Bela Esperança, criado e exposto pela Cabanha Bela Esperança. “Um cavalo importante racialmente falando. Muito boa cabeça, muito bom pescoço, excelente paleta, com bom nível de aprumos e boa estrutura óssea, destacou Maciel.

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense homenageou o criador Celso Luiz Rafaelli (in memorian), carinhosamente conhecido como “Duquinha”, que veio a falecer há dois meses vítima de COVID-19, aos 49 anos. Os integrantes da diretoria do Núcleo, Diego Santos e Lauro Martins, entregaram a homenagem para a esposa e filha, Dunia Vedana e Gabriela Rafaelli, que ficaram emocionadas com o gesto. “A gente não esperava, foi um momento único que ficará guardado para sempre em nossos corações”, desabafou Gabriela.

Fonte:  AgroEffective