Live da Nelore MT reúne mulheres que atuam em várias frentes da pecuária 

A proposta é mostrar a rotina de trabalho da Maria Ester Fava (Téia – fazendeira), Eloisa El Hage (Acrimat e Agroligadas) e Lucimara Chiari (Embrapa Gado de Corte) 

Administração, comunicação e pesquisa são áreas importantes para quem atua na pecuária. Uma live organizada pela Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT) reunirá mulheres para mostrar a experiência delas “da porteira para dentro”. O evento on-line será nesta segunda-feira (22), às 17h, no Instagram @neloremt.

Maria Ester Tiziani Fava, 56 anos, administradora, é um exemplo importante para Mato Grosso. Por causa do seu desempenho ímpar à frente da Fazenda Estrela do Sul, no município de General Carneiro, a propriedade foi eleita em 2018 pela Revista Rural, na categoria bronze, uma das mais sustentáveis do país.

Ela também ganhou o Prêmio Mulheres do Agro, realizada pela multinacional alemã Bayer, em parceria com a ABAG, ficando em 3º lugar no Brasil, entre as 9 mulheres selecionadas, na categoria grande propriedade. “Estamos engatinhamos ainda, mas demonstra que estamos no caminho certo”.

Outra convidada é a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari, que possui formação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento. “Estou na Embrapa há 15 anos, posso agregar na discussão levando minha experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado ao agronegócio”.

A mediadora da live é a pecuarista e médica veterinária Eloisa Maria Alves El Hage, de 47 anos, diretora da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e membro da Comissão Agroligadas, que há três anos contribui com o processo de educação e comunicação no setor agro, gerando uma ponte entre “campo e cidade”.   

“Temos o direito de estar onde e quando nos sentirmos valorizadas, amadas e em paz conosco e com o mundo. E a agropecuária brasileira tem se tornado cada vez mais ponto de convergência do poder e da presença feminina. O conhecimento e as pessoas são para nós os diferenciais para o desenvolvimento e humanização do Agronegócio”, explica Eloisa.

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de animais, dos quais 80% da raça Nelore ou ‘anelorado’. A ACNMT reúne criadores de todo o estado, com sede no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Contato: (65) 3624-0182/99632-7697/ http://www.neloremt.org.br.

PAUTA: 

Data: 22/03 (segunda-feira)

Horário: 17h (de Mato Grosso)

Local: @neloremt (Instagram)

Fonte: Nelore MT