Manutenção preventiva em máquinas agrícolas reduz prejuízos à produção e garante a segurança dos trabalhadores

Soluções simples evitam maiores problemas e otimizam o trabalho no campo

Com a crescente mecanização da agricultura, além da preparação do solo, do plantio, da colheita, da fertilização, da irrigação e do controle de pragas, o trato com as máquinas e equipamentos perpassa todas as etapas do agronegócio. A tecnologia é uma aliada do produtor, mas também pode se tornar um desafio a mais.

Máquinas agrícolas em más condições ou sem manutenção podem acarretar prejuízos à produção se pararem de funcionar, sem contar os riscos que oferecem à segurança dos trabalhadores. Mas é possível evitar esses tipos de problemas incluindo ações de manutenção preventiva na rotina de trabalho.

Algumas soluções simples podem fazer toda a diferença e transformar o dia a dia no campo. Uma delas é verificar com frequência a fixação das peças, que pode ir se perdendo com o uso constante. Ao fazer isso, é possível identificar também componentes comprometidos, que podem vir a causar problemas. Providenciar a substituição destas peças garante não só qualidade e segurança no serviço como contribui para prolongar a vida útil do maquinário.

Para este tipo de ajuste, algumas ferramentas são essenciais:

As chaves de aperto, por exemplo, são ideais para apertar e afrouxar parafusos ou porcas. Disponíveis em diversos tamanhos e modelos, são fabricadas com matéria-prima que garante alta resistência e durabilidade.

– Já os torquímetros são ferramentas de precisão, que permitem o aperto controlado conforme especificação do fabricante para cada máquina.

– Um jogo de soquetes que ofereça itens adequados a cada necessidade também é recomendável. Alguns soquetes, como os modelos oferecidos pela Tramontina PRO, são produzidos com sistema Hyper Drive que melhora o acoplamento do produto ao parafuso ou porca, reduzindo as tensões geradas no aperto e prolongando a sua vida útil.

– Já quando a tarefa for puxar, prender, enrolar, deformar e cortar, os alicates são a solução. Disponíveis nos mais diversos modelos são itens versáteis e indispensáveis.

Outra ação que deve fazer parte do cotidiano é a verificação de níveis de água, fluidos e combustíveis, além da checagem da limpeza. Pode parecer bobagem, mas não é: com a exposição ao sol, vento e umidade, além do acúmulo de terra e outras matérias, muitos componentes podem perder a lubrificação ou não funcionar como deveriam. Um exemplo é o radiador, que, com acúmulo de sujeira, pode deixar de resfriar o motor, causando superaquecimento. Com essas medidas de segurança, os imprevistos se tornam muito raros e é possível prevenir grandes prejuízos.

Ainda assim, a manutenção corretiva, que é aquela que ocorre durante o uso, às vezes é necessária. Nestes casos, é provável que a máquina esteja na lavoura, longe da sede, sendo necessário o deslocamento dos equipamentos. Assim, não basta ter um estoque de peças para reposição e kits de ferramentas: é preciso ter onde transportá-los com segurança, agilidade e organização.

A Pickup Box da Tramontina PRO é projetada para isso. Ela possui 5 gavetas e berços de EVA de 40 mm, que permitem a proteção das peças e seu armazenamento correto. Além disso, a Pickup Box encaixa perfeitamente na parte traseira de caminhonetes, contando com olhais para fixação, sistema de amortecimento anti-vibração (vibra stop) e fechadura reforçada com chave, facilitando o transporte mesmo em terrenos acidentados.

Para equipamentos maiores, a solução fica por conta dos Baús Metálicos Multiuso Tramontina PRO. Com capacidade de armazenagem de até 700 kg, possuem estrutura em chapas de aço conformadas e soldadas, proporcionando toda a resistência necessária. O baú tem ainda a opção de personalização da cor, além de ser encontrado em dois tamanhos: 36” e 48”, possibilitando mobiliar as oficinas mecânicas de forma personalizada.

A tecnologia não precisa virar dor de cabeça. Com planejamento e os equipamentos certos, o trabalho no campo se torna ainda mais produtivo.