Marca Sucesso no Campo

Olá Fabélia!

Creio que o compartilhamento da nova marca do Sucesso no Campo, com o Grupo, pretende sondar, em escala reduzida, a aceitação e alcance dos valores que pretende transmitir com as imagens símbolos da empresa. Crendo ser este o propósito, faço uma pequena análise das percepções que o vídeo provocou em mim, em adendo ao curto comentário que fiz nos “The Friends”.

Sobre um fundo branco surge linhas verdes que se assemelham ao crescimento das raízes que funda a vegetação agrícola e o objeto do veículo comunicante, as plantas. Essa gênese da apresentação, que remete a germinação vegetal, é sucedida por um fundo bege que apresenta irregularidade na superfície, representação do solo e do papel, um, objeto do trabalho agrícola e o outro do jornalismo, no caso em análise, ambos dependentes da terra, de onde brota insipientes pigmentos verdes que formará o logotipo, em seguida desponta um impetuoso ramificar que gradativamente exibe o logotipo e a logomarca, sobrepostos por ondulados tracejos que faz referência às curvas de níveis próprias da mecanização agrícola; necessário destacar que a marca surge em uma tela onde incide uma luz no extremo direito (Leste) e que se transporta para o extremo esquerdo (Oeste), em referência ao nascer e por do sol, como resultante surge o Sucesso no Campo.

O logotipo é formado por dois semiquadrados em ‘C’, um frente ao outro, que desencontrados faz surgir a letra ‘S’ em seu interior, grafemas que compõe a representação da marca Sucesso no Campo. Essa representação, além das referências com a agricultura – como no traço verde com ângulos arredondados e cortes bruscos no limite do desenho, que faz referência aos campos verdejantes com suas confrontações – contém informações significativas que buscam transmitir confiabilidade no que noticia/informa, valor indispensável na comunicação, motivo pelo qual a conjugação dos dois ‘C’s se assemelha aos elos de uma corrente, creditando segurança ao conteúdo exibido. Ainda exprimindo os valores do Sucesso no Campo, uma das extremidades dos semiquadrados é formada por um triângulo em um verde que degrada da parte maior e que se conectada à parte contrária, mais escura, formará uma seta, que sugere apontar caminhos verdejantes, também, se observado isoladamente, esse triângulo remete à infinitude que a imensidão dos campos cultivados nos sugere. A composição do símbolo com as cores e forma de suas curvas cria uma imagem bidimensional que gera a impressão de poder visualizar todas as faces da marca, oferecendo-se a observação minuciosa por todos os ângulos, como se espera do bom jornalismo.

A marca é bonita, moderna, não é carregada de elementos, mas, rica em informações que revelam com pertinência, e na medida certa, os objetivos e valores do Sucesso no Campo.

Hernandes Augusto da Silva

Vilhena/RO (02/04/2021)