Maturador mostra resultados robustos ao transferir qualidade à matéria-prima e mais ganhos em TAH

Tecnologia recomendada à melhor gestão da colheita é também considerada estratégica em face de efeitos de mudanças climáticas sobre os canaviais

Uma série de estudos realizada em diferentes pontos da fronteira da cana-de-açúcar, sobretudo nos estados de Goiás e São Paulo, em áreas cultivadas com diferentes variedades, validou a efetividade do maturador ou regulador de crescimento Sprint® WG. A tecnologia, da companhia Sipcam Nichino, comparada a outras do gênero, entregou ganhos robustos no tocante à qualidade da matéria-prima e trouxe acréscimos significativos em TAH (toneladas de açúcar por hectare), segundo assinala a empresa.

De acordo com as informações da companhia, trabalhos realizados nas goianas Jandaia, Gouvelândia e Quirinópolis, e nas paulistas Batatais e Uchoa, revelaram que o maturador Sprint® WG superou tratamentos-padrão em análises compreendendo 28 dias, 36 dias e 42 dias após aplicados os produtos. Na média desses cinco trabalhos, executados pela Baldan Connected em 2022, Sprint® WG mostrou rapidez em acumular ATR (açúcar total recuperável). Em 28 dias após aplicado, diz a fabricante, apresentava acúmulo de 11,5 ATR ante o maturador-padrão, este com apenas 6,5 ATR.

Já em outros trabalhos feitos por pesquisadores do IAC, em Ribeirão Preto, ressalta a companhia, Sprint® WG mostrou que, além de ganho rápido em ATR, proporcionou rendimento de 16,6 TAH (toneladas de açúcar por hectare), enquanto o maturador-padrão entregou somente 13,0 TAH, com a colheita realizada 40 dias após a aplicação dos produtos.  Conforme a empresa, esse resultado evidenciou ainda que Sprint® WG não interfere negativamente na produtividade do canavial em TCH (toneladas de cana por hectare).

Consultor de marketing da Sipcam Nichino, o engenheiro agrônomo Sergio Camargo ressalta que um maturador “precisa promover rápido acúmulo de ATR, mas ao mesmo tempo não prejudicar à produtividade (TCH) do canavial, pois só assim o ganho financeiro será garantido”.

“Em trabalho realizado pela MS Fernandez na região de Frutal-MG, esse benefício foi igualmente observado na medida em que Sprint® WG entregou 16,5 TAH frente ao maturador-padrão, este com apenas 13,5 TAH. Neste caso a colheita ocorreu 42 dias após aplicação”, ressalta Camargo.

Ainda conforme Camargo, em outras cinco áreas conduzidas pela equipe técnica da Sipcam Nichino no território paulista, nas cidades de Lençóis Paulista (2), Franca (1), Luiz Antônio (1) e Porto Ferreira (1), Sprint® WG transferiu ganhos relevantes em TAH ao longo dos períodos, em dias, avaliados, na comparação ao controle: 1,02 TAH (14 dias), 0,89 TAH (21 dias), 1,07 TAH (28 dias) e 0,86 TAH (35 dias).

Gerenciamento da colheita

Conforme Camargo, o manejo correto do regulador de crescimento da Sipcam Nichino acelera à maturação natural da cana-de-açúcar. “Trata-se de um recurso para promover acúmulo de sacarose, ampliar a janela de colheita, melhorar o gerenciamento da colheita da matéria-prima, além de proporcionar ganhos financeiros relevantes ao setor”, descreve ele.

Sprint® WG é um regulador de crescimento que pertence ao grupo químico das sulfonilureias e tem como ingrediente ativo o composto ortosulfamuron. “Na dose recomendada, seguindo a orientação dos técnicos da Sipcam Nichino, o produto é altamente seletivo”, diz Camargo. Ele afirma que a tecnologia “só traz benefícios ao setor”.

“Auxilia no aumento da capacidade de moagem, melhora o grau de pureza da matéria-prima da planta e evita coloração indesejável do açúcar. Sprint® WG é estratégico, ainda, frente ao impacto de mudanças climáticas, do aumento da área cultivada e do aumento da distância entre a indústria e a lavoura”, conclui.

Fonte: Fernanda Campos