Milho: exportação e clima dando sustentação às cotações no mercado brasileiro

A boa movimentação para exportação e o clima adverso, por exemplo, no Rio Grande do Sul, que é um grande produtor de milho de verão (primeira safra) dão sustentação aos preços do milho no mercado interno. Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a saca de 60 quilos está sendo negociada entre R$48,00 e R$49,00, sem o frete. Do lado das exportações, em dezembro do ano passado, o Brasil embarcou diariamente, em média, 208,03 mil toneladas de milho, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A média diária diminuiu 13,0% em relação a novembro deste ano, mas foi 14,4% maior em relação à média de dezembro do ano passado. No acumulado de janeiro a dezembro de 2019 o país embarcou 44,8 milhões de toneladas de milho, 95,6% mais que no acumulado de 2018. Recorde.

Em curto e médio prazos, o câmbio (exportação) e o clima ditarão os preços do milho no mercado brasileiro. A expectativa é de mercado firme. Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria.

A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais. Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria.

Fonte: Scot Consultoria