Ministro Carlos Fávaro é recebido por produtores na Valexport, em Petrolina – PE

Os produtores e exportadores de frutas associados da Valexport (Associação Dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), tiveram um encontro bastante produtivo na manhã desta sexta-feira (15), em Petrolina – PE.

Portador de boas novas para o setor, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado do secretário de Agricultura da Bahia, Tum, começou a reunião fazendo muitos elogios à agricultura irrigada, com ênfase para a produção e exportação de uvas e mangas na região de Petrolina e Juazeiro – BA.

“Trata-se de um Vale com alta produtividade e projetos de parceria pública-privada que são exemplos para todo país e merecem toda nossa atenção. Por isso, estamos aqui para tomar conhecimento das principais demandas e responder com a maior brevidade”, ressaltou.

De acordo com o diretor Institucional da Valexport, Caio Coelho, o ministro causou uma boa impressão entre os produtores. “Apresentamos pautas, a exemplo do direcionamento de vagas de auditores do MAPA para o Vale do São Francisco, no concurso que vai acontecer em 2023 e a emissão de fitossanitário em cargas destinadas à Europa que seja realizada na saída da fruta no packing, pelo Auditor do MAPA lotado no Vale do São Francisco”, frisou.  O diretor, acrescentou ainda a solicitação para a reativação do Plano Nacional de Combate às Moscas das Frutas criado pelo MAPA em 2015 e o registro de defensivos agrícolas por princípio ativo, permitindo o uso do genérico.

Fonte: Carlos Laerte Agra de Sá