Na Oeste Rural Show, economista aponta que governo intervencionista no Brasil atrapalha crescimento

“Estamos em um ano muito desafiador no mundo, cheio de incertezas. No cenário internacional, duas guerras – Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas – podem afetar diretamente o custo de produção. No cenário nacional, enfrentamos problemas econômicos de ordem política, fiscal e em razão de um governo intervencionista. Tudo isso afeta o crescimento do país”, aponta.

Ao identificar o que cada um desses problemas representa para o país, e principalmente para o setor do agronegócio, Nogueira analisa que, dentre as perspectivas positivas, está o fato de “o Brasil continuar tendo um enorme mercado consumidor. E, mesmo com as crises e turbulências, as decisões mais importantes estão em nossas mãos, pois o Brasil é maior que qualquer governo”, destaca.

O agronegócio vem enfrentando um cenário pouco promissor em razão de uma série de fatores, entre os quais a quebra de safra da soja, estimada em 5,2% no país e de 21% em Mato Grosso no atual ciclo produtivo. Além disso, há sobreoferta de proteína animal, o que resulta em queda de preço.

Em um cenário de crise como o atual, Luís Artur Nogueira avalia que a exportação está compensando a perda no mercado interno. “A partir do ano que vem haverá recuperação dos preços agrícolas tanto de carne quanto de agricultura”, projeta.

O palestrante avalia que a Oeste Rural Show é uma ótima oportunidade de negócios, pois reúne em um só espaço toda a cadeia de produção e defende que os produtores não devem parar de investir em novas tecnologias, com a perspectiva de um cenário futuro no qual cada vez mais a produção de alimentos será essencial para o mundo.

Oeste Rural Show

Com programação até sexta-feira (31), a 4ª Oeste Rural Show ainda contará com mais oito palestras gratuitas – todas no período matutino – que vão abordar diversos temas pertinentes ao agronegócio. Neste ano, a edição tem como tema: “Você conectado com o agro, o agro conectado com o mundo”.

A Oeste Rural Show é uma realização do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda com o apoio institucional do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura de Pontes e Lacerda e da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda.

Fonte: ZF Press