No Dia da Árvore, Grunner lança programa Conecta Grunner Comunidade, com adesão ao projeto re.Ciclo, em Lençóis Paulista (SP)

O Dia da Árvore ganhou um motivo a mais para ser celebrado neste ano em Lençóis Paulista. Comemorada neste dia 21 de setembro, a data marca o lançamento do programa Conecta Grunner Comunidade e o início da adesão da Grunner ao projeto re.Ciclo, uma iniciativa criada pela Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista (COOPERELP), que unirá empresas e entidades do município, com base em princípios de sustentabilidade.

Idealizado pela COOPRELP, que é formada por famílias que atuam nas atividades de coleta, separação e venda de material reciclável, o projeto re.Ciclo tem como principal objetivo transformar resíduos alimentares em composto orgânico para ser utilizado em uma horta que, futuramente, fornecerá verduras e legumes para a população da cidade, em troca de materiais recicláveis, que por sua vez, serão destinados às famílias da cooperativa.

Dentro do projeto, a Grunner terá como missões promover a integração dos participantes, contribuir para a divulgação do projeto, orientar a condução de estudos comparativos com o uso do composto nas hortas para geração de material técnico e descritivo do produto, auxiliar a elaboração do estudo de viabilidade do projeto e ser o facilitador para o bom andamento da iniciativa.

Segundo a Especialista em ESG da Grunner, Elza Lopes, a entrada da empresa na iniciativa é uma das ações da companhia dentro do programa Conecta Grunner Comunidade, que visa trabalhar diversas atividades na comunidade lençoense como impulsionadoras de práticas sociais e ambientais.

“A ideia do re.Ciclo conversa muito com o que propomos desde a criação da Grunner, conectando nossa companhia e suas ações a entidades sociais de Lençóis Paulista, que tem como propósito atuar em sinergia com os princípios de sustentabilidade. Queremos contribuir para otimizar os impactos positivos das ações conectadas”, explica Elza.

Estruturado em três fases, inicialmente, os participantes querem tornar o produto orgânico conhecido e medir suas propriedades físicas, químicas e orgânicas no cultivo de hortaliças e legumes. Na sequência, a iniciativa seguirá com a elaboração do estudo de viabilidade econômica e comercial do produto para ser fonte de renda para auxiliar a COOPRELP a seguir com o projeto e, assim, na terceira etapa, fazer a implementação da horta e do fornecimento de produtos em troca de recicláveis.

Marco inicial

Para dar início a primeira fase do re.Ciclo, o Dia da Árvore foi escolhido para o plantio de uma árvore nas dependências das entidades participantes da iniciativa, sob orientação da Secretaria do Meio Ambiente de Lençóis Paulista, como parte integrante da ação Selo Verde e Azul, programa que avalia as políticas ambientais das cidades paulistas.

“Mais do que ter uma horta, o projeto tem um caráter de união entre entidades e a população, para contribuírem com redução da destinação de resíduos para o aterro sanitário municipal e os munícipes terem acesso a alimentos naturais, de boa procedência e de forma gratuita”, reafirma Elza Lopes.

Além da Grunner e da COOPERELP, participam da divisão de papeis e responsabilidades do re.Ciclo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Lençóis Paulista e as entidades acolhedoras Casa Cape, Acolhe Mais, Associação Amorada e Lar Nossa Senhora dos Desamparados.

Fonte: Juliano Rangel