Nordeste tem a carne com maior valor agregado no país, diz especialista

Reconhecido por toda América Latina, o consultor em pastagens Wagner Pires afirma que a região a carne produzida na região Nordeste é a carne que tem mais valor agregado de todo o país. Nos últimos três meses de 2023, o Brasil bateu recorde de produção na sua série histórica, com 8,93 milhões de bovinos abatidos.

Para a pecuária de corte, a água se torna um dos fatores importantes, destaca o especialista. Havendo irrigação, chuvas ou algum tipo de disponibilidade hídrica na produção da carne, aliado à localização do centro consumidor, o pecuarista alcança bons resultados. 

“O Nordeste tem luminosidade e alta temperatura. Quando você conta com um sistema de irrigação, você fecha o ciclo e tem 100% do que precisa para ter sucesso na produção de carne, que é vendida a um preço mais caro e paga-se pelo preço da arroba, um preço agregado para o pecuarista mais alto”, ressalta Pires. 

O cuidado com a pastagem é um dos pontos cruciais. Com os investimentos necessários, é possível aumentar a quantidade e a qualidade da produção. Pires explica que a estratégia para produtor é tratar a pastagem como uma lavoura, agregando tecnologia para obter um resultado diferenciado. Investindo em fertilidade do solo, bons manejos, divisão de pastagem e variedades que atendam as regiões climáticas de produção. 

O consultor vai apresentar informações importantes aos produtores de todo o País durante o maior encontro da pecuária de corte do Nordeste, o Encorte 2024, que será realizado em Maceió-AL, entre os dias 13 e 15 de março. Durante o Painel Enpasto, ele vai apresentar resultados da Fazenda Novo Horizonte, localizada na região Nordeste, e que apresenta excelente resultado utilizando irrigação na produção. O painel também contará com a participação de Márcio Segui e Janaina Martuscello. 

O Encorte 2024 tem foco nas melhorias da produção com seis principais painéis: Cria, Recria, Engorda, Gestão e Inovatec, além da grande novidade: o painel Enpasto, com foco 100% na melhoria da pastagem. O evento é realizado pela Start Soluções no Agronegócio, com patrocínio do Sebrae Alagoas e do Banco do Nordeste, que estarão presentes no encontro. 

Fonte: Tatiane Gomes