Nota comercial é alternativa para PMEs levantarem crédito

Em tempos de taxa de juros alta e crédito limitado no mercado, as pequenas e médias empresas precisam aproveitar as melhores alternativas para levantar capital e impulsionar os negócios. O BS2, primeiro banco digital especializado em empresas, ultrapassou a marca dos R$ 100 milhões em emissões de nota comercial – título de crédito de livre negociação para captação de recursos de curto, médio ou longo prazo – em pouco mais de seis meses. Estima-se que para o próximo semestre a carteira dobre de tamanho.

Para Maryelen Denardi, superintendente de produtos de crédito do BS2, a nota comercial é uma maneira acessível e segura para que as empresas levantem capital, já que o produto pode ser emitido por sociedades anônimas, sociedades limitadas e cooperativas. “Trata-se de uma porta de entrada descomplicada ao mercado de capitais”, afirma a executiva. O BS2 oferece a solução completa já com a contratação do depositante, do escriturador e do custodiante, entes que viabilizam a emissão da nota comercial.

“É uma oportunidade concreta para que empresas do Middle Market consigam acessar estruturas que, até então, eram exclusivas de empresas de grande porte por meio do mercado de capitais”, ressalta Maryelen.

Além de serem emitidas diretamente em negociações com o investidor, outras duas vantagens da nota comercial são a isenção de IOF e prazo de quitação que é estabelecido de forma customizada, de acordo com a necessidade do parceiro.

Fonte: Dalane Santos