Nota de Repúdio – Aerotex

NOTA DE REPÚDIO

A Aerotex Aviação Agrícola Ltda., vem a público repudiar a fala irresponsável e inconsequente do Deputado Federal Elvino Bohn Gass, divulgada em sua campanha de “Mobilização Nacional Contra Agrotóxicos e Pela Vida”, em que cita o episódio ocorrido na Escola Municipal Pontal dos Buritis, em maio de 2013, em que afirma que “… lembro daquela imagem que o João mostrou pra nós, foi lá em Goiás né, onde um avião passou por cima de uma Escola, e crianças morreram né, naquela Escola né, crianças morreram naquela Escola, …” denotando absoluta falta de conhecimento dos fatos.

Isso porque, o avião jamais passou por cima da Escola, que foi atingida apenas pela deriva do produto. Conforme boletim médico emitido na época, as pessoas envolvidas (crianças e adultos) foram atendidas e liberadas sem queixas.

Nada obstante o fato de a deriva do produto ter sido incapaz de produzir efeitos danosos, porquanto o produto aplicado não possui a toxicidade noticiada, limitando-se aos transtornos gerados no momento e horas após o incidente, a Empresa signatária da presente nota sempre honrou o compromisso de prestar toda a assistência necessária às pessoas atingidas.

É totalmente mentirosa a alegação de que naquele incidente “CRIANCAS MORRERAM”. Ao contrário, os exames periciais realizados pelo renomadíssimo toxicologista Dr. Anthony Wong (in memorian), concluíram que o evento foi incapaz de produzir qualquer dano à saúde das pessoas envolvidas.

Vale ressaltar que os procedimentos instaurados pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público do Meio Ambiente foram arquivados, ante a inexistência de irregularidades, e pela conclusão de que o fato não causou danos aos trabalhadores, às crianças, nem ao Meio Ambiente.

Apesar de, em razão do episódio, terem sido ajuizadas dezenas de ações de natureza cível, com cunho indenizatório, e que já foram julgadas, houve o afastamento absoluto da tese de danos à saúde. Das 37 ações de indenização, 15 foram julgadas parcialmente procedentes no sentido de compensar os transtornos ocasionados; 22 ações foram julgadas totalmente improcedentes, dos quais 18 interpuseram recursos de apelação junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, destes, 05 não foram conhecidos, 04 foram improvidos e 09 aguardam julgamento.

Insta destacar que o magistrado singular, amparado nos laudos periciais, reconheceu que o incidente não ocasionou nenhum dano à saúde dos envolvidos.

Caberia ao referido parlamentar se inteirar da realidade dos fatos, para evitar a disseminação de matéria falsa.

Outrossim, a empresa informa que adotará as medidas necessárias para coibir que o incidente seja explorado de maneira equivocada e buscará responsabilizar quem divulgar ou se utilizar de notícias falsas sobre o episódio, inclusive através de competente interpelação.

AEROTEX AVIAÇÃO AGRÍCOLA

Trabalho sócio ambiental feito pela empresa: