ABCZ recebe estudantes de Téc. em Agropecuária da Fundação Roge

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu na tarde desta quinta-feira (17) um grupo de estudantes da Fundação Roge. Trata-se de 35 alunos do curso Técnico em Agropecuária. O grupo foi recebido por membros da equipe técnica da Associação e do Museu do Zebu, e teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da ABCZ e o desenvolvimento das raças zebuínas no Brasil.

A programação contou com uma palestra que abordou, entre outros temas, o melhoramento genético dos zebuínos. O tema foi apresentando pelo técnico da ABCZ, Edson Simielli. Em seguida, os estudantes participaram de uma visita guiada pelo Museu do Zebu, conduzida pelo membro da equipe de historiadores da entidade, Matheus Santana. Encerrando a programação no Parque Fernando Costa, o grupo foi recebido pela gerente do Zebu.org, Aryanna Sangiovanni, em uma visita pela sede da ABCZ.

“Está sendo uma oportunidade muito importante, de ver na prática algumas coisas que já sabíamos na teoria. A ABCZ é uma referência, em relação ao mercado, e tudo isso será muito proveitoso para todos nós, com muitas novidades”, comemora o estudante Diego Miguel de Oliveira.

Para Bruno Guimarães, um dos professores que acompanha o grupo, a atividade é uma importante etapa na formação dos alunos. “Todos eles estão no último ano do curso, e em poucos meses já estarão formados. A visita é uma forma de tirar esse foco da sala de aula e mostrar como é a realidade de mercado. Isso é muito importante”, diz ele.

A iniciativa, que faz parte de uma parceria da Fundação com a central de genética ABS, é desenvolvida anualmente com diferentes grupos de estudantes. “Essa relação já existe desde 2013, e inclui uma série de ações, como essas visitas, além da contribuição no desenvolvimento da grade curricular da escola, juntamente com os professores e outros parceiros. Especificamente nessa atividade, trazendo os estudantes para conhecer a realidade da ABS e da ABCZ, por exemplo, buscamos contribuir com mais conhecimento prático”, explica Urbano Fajardo, consultor Técnico da ABS.

Vale ressaltar que além da visita a ABCZ e a ABS, durante a passagem pelo Triângulo Mineiro o grupo também irá conhecer fazendas da região.

Sobre a Roge. A Fundação Roge, com sede em Delfim Moreira (MG), foi criada em 1999, com a proposta de um projeto social de educação para o campo. Em 20 anos, mais de 15 turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio foram formadas. A instituição, sem fins lucrativos, atende jovens de diferentes regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: ABCZ