Café com CBN debate a importância do campo para a economia da cidade

Com a presença de parceiros e convidados, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a CBN Goiânia, realizaram nesta terça-feira (22), mais uma edição do projeto Café com CBN. Durante o programa, foi discutido a temática ‘Do Campo à Cidade’. De acordo com o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, essa parceria entre instituição e veículo de comunicação serve de oportunidade para levar à sociedade informações sobre a agropecuária e sua contribuição para a economia do estado.

Segundo José Mário não existe o agro sem o negócio e o negócio sem o agro. Para ele, a base de tudo isso é a produção. “Quando você tem uma base muito boa na produção, você sustenta os outros elos da cadeia. Prova disso são os resultados na geração de emprego, renda e riqueza para o estado. Quando é gerado um emprego no campo, geramos quatro ou até mais empregos na cidade”, destacou.

Produção agrícola e pecuária  

Divido em quatro blocos, o programa contou com várias temáticas. A primeira o presidente do Sistema Faeg Senar destacou em debate com o economista, Adriano Paranaíba, o atual momento da produção de grãos goiana, brasileira e o mercado internacional. Eles discutiram também sobre a produção de carnes e os reflexos das operações Carne Fraca e Trapaça e a geração de empregos.

Tecnologia no campo

No segundo bloco foi discutido a aplicação da tecnologia no campo. “Fomentar a produção rural é a melhor forma de dinamizar a economia”, reforçou José Mário que debateu o tema com o gerente da Unidade de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Joel Rodrigues Rocha.

Mão de obra

No terceiro bloco foi discutido os desafios de qualificar a mão de obra para aprimorar ainda mais a produção agrícola. “Jovens e mulheres estão cada vez mais presentes nas propriedades rurais” disse o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza. Ele destacou que o profissional do campo exerce relevante papel para gerar renda e lucratividade aos produtores. “O setor agropecuário do Brasil é cada vez mais moderno e dinâmico, porque temos o produtor rural mais conectado dentro das propriedades. Além disso, as mulheres estão cada vez mais na gestão das propriedades rurais. Isso tudo faz com que busquemos novas soluções e produtos que contribuam com o desenvolvimento do nosso setor”, concluiu.

Infraestrutura

Por fim, o quarto bloco do programa abordou sobre a infraestrutura no escoamento da produção agrícola. Participaram do debate o consultor técnico da Faeg, Pedro Arantes e o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mario Schreiner.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Larissa Melo