Cenibra aposta em tecnologia embarcada e eleva área monitorada em 530%

A Cenibra, empresa de base florestal com sede em Minas Gerais, aumentou em 530% a área monitorada pela solução de Automação de Máquinas, desenvolvida pela divisão de Agricultura da Hexagon e instalada em veículos e implementos para o campo. De 1,5 mil hectare trabalhados sob controle da tecnologia em 2017, passou para 9,9 mil ha em 2018. A plataforma HxGN AgrOn possibilita armazenar dados georreferenciados a cada um segundo da operação, gerando um banco de dados que viabiliza a compilação de indicadores de todas as atividades.

Outro dado que mostra a evolução tecnológica nos processos da Cenibra é o aumento de quase 500% na quantidade de insumos utilizados em 2018, comparado com 2017. Entre as atividades que tiveram maior área monitorada e controlada na aplicação de insumo, destaca-se a adubação (49%) e a subsolagem (37%). A parceria entre Cenibra e Hexagon começou em 2012. Hoje, a empresa tem 32 displays integrados com 50 implementos. A solução de Automação de Máquinas garantiu maior controle dos processos e otimização das operações.

“Utilizar recursos e equipamentos tecnológicos de forma inteligente é essencial para se manter competitivo diante dos concorrentes”, afirma Henrique Neyffer de Souza, analista florestal da Cenibra. Para o executivo Ronaldo Soares, gerente geral florestal da divisão de Agricultura da Hexagon, a grande vantagem do uso de um sistema de precisão nas operações florestais é a possibilidade de controlar a vazão do insumo conforme oscilação da velocidade do trator na aplicação. “Além disso, gera dados para o planejamento e tomada de decisão dos gestores”.

Neyffer explica que o grande destaque para os resultados obtidos com as soluções da Hexagon é a redução das anomalias referentes a desvio de dose na aplicação de adubos sólidos. Além disso, houve melhoria na avaliação de processos comuns que não eram detectados, destacados ou tratados, como por exemplo as falhas de aplicação. Desta forma, a Cenibra garante que o adubo seja aplicado na quantidade e posição adequados, conforme recomendação técnica. As duas empresas estão em processo de estudos para expandir o uso da solução.

Atuação internacional – a Cenibra possui uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG) com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. Além disso, conta com três regionais de manejo florestal em Minas Gerais e um terminal portuário especializado, em Barra do Riacho, no Espírito Santo. Atualmente, 97% da produção é direcionada ao mercado externo, principalmente Ásia, Europa e América do Norte.

Referência em tecnologias florestais – A divisão de Agricultura da Hexagon desenvolve e fornece soluções de tecnologia da informação que desencadeiam todo o potencial da produção agrícola e florestal, gerando grandes ganhos de eficiência, produtividade e sustentabilidade. As soluções da empresa convertem dados em informações inteligentes e acionáveis que permitem planejamento inteligente, execução eficiente no campo, controle preciso de máquinas e fluxos de trabalho automatizados para otimizar as operações. No ano passado, a receita da Hexagon Agriculture avançou 45% e a expectativa para este ano é crescer entre 30% e 40%.

Fonte: Dialetto Por Cléia Schmitz