Comentários de Trump impulsionam soja em Chicago

“As cotações chegaram a operar em queda em boa parte do pregão”

Os recentes comentários do presidente norte-americano Donald Trump, dizendo que os Estados Unidos estão próximos de um acordo com a China, acabaram impulsionando os preços da soja na Bolsa de Chicago. De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, os futuros da soja fecharam em alta nesta sexta-feira (16.11).

“As cotações chegaram a operar em queda em boa parte do pregão, pressionadas por um movimento de realização de lucros depois de duas sessões de ganhos. Ao fim da sessão, porém, passaram a subir, depois de Trump ter dito que autoridades chinesas enviaram aos EUA uma lista de propostas ‘bastante completa’ no âmbito do comércio e que ele pode não impor mais tarifas sobre produtos chineses”, comenta o especilista.

Trump apontou ainda que a China deseja fazer um acordo comercial com os EUA. Há a expectativa de que os dois presidentes se encontrem durante o G-20, em Buenos Aires, no fim deste mês, para possivelmente selar um acordo comercial entre as partes. O contrato com vencimento janeiro subiu 3,50 cents (0,39%) e encerrou cotado a US$ 8,9225/bushel.

“Os ganhos foram limitados porque participantes estão procurando fatos mais ‘substanciais’ do avanço das relações entre norte-americanos e chineses, segundo analistas. ‘Não há ainda qualquer evidência sólida (de uma definição da guerra comercial entre os dois países)’, disse o presidente da US Commodities, Don Roose, acrescentando que o mercado de grãos ainda está pressionado pela ampla oferta decorrente da disputa comercial com a China”, indica.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems