Frente Fria avança, provoca chuvas e alivio à produtores

Previsão do Tempo - 26 de Abril de 2016

As chuvas tão esperadas chegaram e estão chegando à diversas localidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Nessa amanhã de terça-feira a frente fria encontra-se na altura de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde já provoca chuvas. E a previsão é que ela continue avançando aos demais Estados das regiões Sudeste e Centro-oeste, onde são esperadas chuvas entre hoje e quinta-feira. Os volumes não serão altos, mais suficientes para permitir uma mudança no padrão atmosférico e consequentemente uma melhora ao desenvolvimento das lavouras. Até mesmo para o setor canavieiro, essas chuvas que entre hoje e amanhã estarão atrapalhando o andamento da colheita estarão sendo extremamente benéficas, já que favorecerão o desenvolvimento das lavouras que irão ser colhidas/processadas nos próximos meses. Além de favorecer o plantio.

                Há previsão de chuvas também sobre as regiões produtoras do Matopiba entre a quinta e sexta-feira dessa semana. Como irá ocorrer na maioria das regiões, os volumes totais de chuvas acumulados com a passagem dessa frente não serão altos, variando entre 5 a 30 mm em média.

                No Rio Grande do Sul, as chuvas irão dar uma trégua já a partir de amanhã, uma vez que ainda hoje há muita nebulosidade sobre a região. O mesmo irá ocorrer sobre as regiões produtoras da Argentina. Com isso, as condições voltarão a ficar favoráveis à retomada da colheita da soja e do milho. Porém, as perdas são tão grandes, que muitos produtores já desistiram de colocar suas colheitadeiras no campo. E tanto o Rio Grande do Sul, quanto a Argentina terão uns 8 a 10 dias de tempo aberto e sem previsões de chuvas.

image001 image002 image003 image004 image005                Após a passagem dessa frente fria essa semana pelo Brasil, o tempo voltará a ficar firme e previsão de novas chuvas só deverão ocorrer no final da próxima semana, com o avanço de outro sistema. Porém, a semana não será somente marcada pelo retorno das chuvas. A partir de amanhã, quarta-feira, uma massa de ar polar de forte intensidade estará avançando pelo região Centro -Sul do Brasil, onde irá levar ao declínio bastante acentuado das temperaturas. Há riscos para formação de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nas madrugadas de quinta e sexta-feira. Mas esse frio todo não deverá chegar às regiões produtoras de milho safrinha, café e cana de açúcar. Apesar que nessas áreas os termômetros deverão marcar temperaturas entre 6 e 12°C. Mas não estão descartadas a possibilidades de geadas nas regiões de Francisco Beltrão-PR, Curitiba-PR e Ponta Grossa-PR. No Rio Grande do Sul, o frio mais intenso/geadas, deverão ocorrer na metade norte do Estado e em Santa Catarina deverá ser generalizada. Pois, a previsão é de 2°C para Passo Fundo na quinta-feira e 3°C em Santa Maria, ambas no RS. Já na região de Vacaria, a previsão de temperaturas negativas na madrugada de quinta e sexta-feira.

 

Outras Notícias