Grade niveladora aumenta a produtividade e reduz custos nas lavouras

Em Jataí/GO, a propriedade do agricultor Valter Giacomini utiliza uma grade niveladora dupla offset DODHC F 9009 da Civemasa para  o manejo de preparo de solo. O equipamento além de fazer o nivelamento pode ser usado para a incorporação do solo.

De acordo com o coordenador regional de vendas da Civemasa, Marcelo Simão Rodrigues, inicialmente a niveladora foi desenvolvida para o mercado externo. Porém, com a oferta de tratores de alta potência a máquina começou a ser utilizada no Brasil. “No caso dos Estados Unidos e Canadá tem muitas pedras e como essa grande tem molas. Essa vantagem foi bem aceita no mercado interno e com bons resultados”, afirma.

No entanto, os tratores agrícolas precisam ter de 320 a 360 cv potência para que possa operar com a grade niveladora. Além da eficiência no preparo do solo, o produtor notou um controle na incidência de doenças como o capim-amargoso e buva.

“Esse implemento tem eliminado as doenças de fim de ciclo em até 100%. Como as pragas são resistentes aos defensivos os custos ficam altos e com esse equipamento reduz os gastos na lavoura”, finaliza o produtor.

Fonte: Marcas e Máquinas