Infocafé – 07/10

A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira em alta, a posição dezembro oscilou entre a mínima de -1,45 pontos e máxima de +3,35 fechando com +1,95 pts.

A moeda norte-americana encerrou o dia em alta de 0,64%, cotada a R$ 5,6263. Lá fora, o desempenho dos mercados refletiu a decepção dos investidores após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que pediu para os negociadores republicanos abandonarem as conversas com os democratas em busca da aprovação de um novo pacote de estímulo fiscal antes das eleições, marcadas para 3 de novembro. Por aqui, as atenções seguiram voltadas para as discussões em torno do financiamento do novo programa social do governo, o Renda Cidadã, em meio a incertezas sobre a saúde das contas públicas e andamento da agenda de reformas. Na terça-feira, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que a proposta para o Renda Cidadã deve ficar pronta na próxima semana, “se Deus quiser”. Na segunda, ele tinha dito que pretendia apresentar o texto nesta quarta.

Produtores brasileiros de café arábica e robusta estão atentos ao clima. Esse cenário somado ao alto volume da atual safra já comercializado mantêm baixa a liquidez envolvendo a safra 2020/21. Segundo pesquisadores do Cepea, muitos compradores estão com os armazéns cheios, tendo em vista a elevada quantidade negociada no físico em julho e em agosto e o recebimento de café adquirido em meses anteriores. Produtores, por sua vez, se mostram mais capitalizados neste ano, após terem comercializado grande volume da safra 2020/21 a preços mais remuneradores. No campo, as altas temperaturas e a baixa umidade em todas as regiões produtoras de café arábica e robusta têm preocupado produtores quanto à produção da safra 2021/22. Agentes consultados pelo Cepea indicam que o clima tem prejudicado a condição fisiológica das plantas, que já estavam debilitadas após a colheita, especialmente no caso do arábica. Com o tempo quente e seco, as primeiras floradas já abertas também podem ser abortadas, especialmente na região de Garça (SP), onde as flores foram mais significativas.

Fonte: Mellão Martini