Infocafé 11/07

A bolsa de N.Y finalizou a quarta-feira em baixa, a posição setembro atingiu a mínima de -3,40 fechando com -2,75 pts.

O dólar comercial fechou em alta de 2,20%, cotado a R$ 3,8810. Investidores voltaram a se preocupar com a disputa comercial entre Estados Unidos e China, após o governo americano ameaçar impor tarifas sobre uma lista de US$ 200 bilhões em importações chinesas. Na sequência, a China acusou o país de intimidação e alertou que vai responder. Como tem feito recentemente, o BC não anunciou intervenção extraordinária no mercado de câmbio para este pregão.

O boletim da Somar Meteorologia indica que o ar frio e seco avança nesta quarta-feira nas principais áreas produtoras do Arábica entre Paraná, São Paulo e sul mineiro, mas sem geadas em áreas produtoras. A temperatura mínima ficou na casa dos 7ºC em Maringá e áreas produtoras do sul mineiro e acima dos 5ºC na Mogiana. O tempo se mantém nublado e com possibilidade de chuva fraca no conilon capixaba por causa de uma frente fria, onde também poderá atrapalhar a colheita em alguns momentos. A temperatura fica bem mais baixa no centro e sul do Brasil até o final desta semana, mas sem o risco para formação de geadas no Café.

A partir do final desta semana, a massa de ar frio perde força e a temperatura aos poucos volta a subir entre o Sul e o Sudeste do país. Para semana que vem a expectativa é de tempo mais firme na Região Sudeste, favorecendo o andamento da colheita. No Sul do país, volta a chover no Rio Grande do Sul, mas no Arábica do Paraná a expectativa é de tempo mais firme e mais quente também. Uma nova onda de frio está prevista para os últimos 5 dias do mês de julho, mas ainda sem risco de geada no café.

A Plataforma Global do Café (GCP) realiza em Belo Horizonte, a partir de 8 de novembro, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018 (GCSC, das iniciais em inglês). Pela primeira vez no Brasil, é o principal evento mundial sobre sustentabilidade do café, aberto ao público. Em 2017, aconteceu em Genebra, na Suíça. Este ano, a conferência será concomitante com a Semana Internacional do Café – SIC.

A Conferência Global de Sustentabilidade do Café (GCSC) 2018 será gratuita para membros da GCP e paga para os demais participantes.