Monitorar polinizadores resulta em ganhos a longo prazo

Novas pesquisas mostram que, para cada US$ 1 investido em esquemas de monitoramento de polinizadores, pelo menos US$ 1,50 podem ser economizados em projetos de pesquisa independentes que, de outra forma, seriam muito caros. Nesse cenário, uma equipe de pesquisa da Universidade de Reading e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido está estudando como melhorar o monitoramento de polinizadores.

O Dr. Tom Breeze, pesquisador da Universidade de Reading, que apresentará a pesquisa, disse que “o estudo mostra que os esquemas de monitoramento de polinizadores cientificamente sólidos, independentemente do tamanho ou estrutura, são econômicos e agregam enorme valor a segurança alimentar e pesquisa científica mais ampla”.

Apesar da necessidade urgente, o monitoramento de polinizadores de insetos tem sido frequentemente considerado muito caro para ser implementado em todo o país. Esta pesquisa examina os benefícios ocultos dos esquemas de monitoramento. Ao agrupar dados e experiência de uma ampla gama de recursos, estimou-se que os custos dos esquemas variam de £ 5.600 para um pequeno esquema liderado por voluntários que coleta dados básicos e £ 2.8 milhões por ano para monitoramento profissional de Insetos polinizadores e polinização para as culturas do Reino Unido.

Esta pesquisa combinou vários métodos para examinar os benefícios potencialmente ocultos dos esquemas de monitoramento, em termos monetários. Os autores usaram um tipo de método estatístico chamado análise de potência para avaliar quantos locais devem ser amostrados para detectar uma alteração de 30% nas populações de insetos por 10 anos, supondo que os pesquisadores visitem cada local quatro vezes por ano.

Uma mudança de 30% foi usada como uma estimativa conservadora de como se pode projetar que as populações de polinizadores diminuam nos próximos 10 anos, a uma taxa de 3% ao ano.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems