Nanuque (MG) recebe pelo terceiro ano Circuito Nelore de Qualidade 

O Circuito Nelore de Qualidade, iniciativa promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) e Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) acontece pelo terceiro ano consecutivo, no município de Nanuque (MG). As avaliações serão realizadas nos dias 28 e 29 de outubro no frigorífico Frisa, da cidade. No total, devem participar cerca de 550 animais. O Circuito Nelore de Qualidade tem apoio em âmbito nacional da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

O Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo avaliar e promover a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Nanuque é uma cidade com aproximadamente 42 mil habitantes, de acordo com o censo IBGE – 2000. Destacado polo de desenvolvimento, o Município tem forte vocação agropecuária, fato que despertou para a agroindústria e o desenvolvimento dos agronegócios em largas proporções. A cidade e a atividade pecuária têm formado uma parceria de décadas. O gado bovino sempre foi parte integrante da economia local. O rebanho bovino é de 150 mil cabeças (dentro da área territorial do Município) e já se utiliza a inseminação artificial há cerca de 30 anos. Na microrregião, as estimativas chegam a 1 milhão de cabeças. Criadores de várias raças, como Nelore, Tabapuã, Simbrasil, Guzerá são expoentes nacionais. No momento, introduzem-se novas técnicas de manejo de pastagens e fertilização, bem como mineralização do rebanho, visando maior taxa de desfrute, segundo informações da Prefeitura da cidade.

Contatos para inscrições – Para participar do Circuito Nelore de Qualidade, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade do Frisa em Nanuque pelo telefone (33) 3621-9105 e falar com Milton. Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 20 cabeças. 

Circuito Nelore de Qualidade – Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2020, estão previstas 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Fonte: Texto Assessoria