O produtor rural como gestor de negócios

O tema ‘Gestão na pequena propriedade rural’ abriu a programação do 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro, na noite da quinta-feira (19), reunindo produtores rurais, comunidade acadêmica e interessados pelo setor a fim de receber as informações repassadas pelo professor João Coelho (Coordenador do curso de Gestão Rural da UERGS). O evento do Sindicato Rural em parceria com o Núcleo de Criadores de Gado Leiteiro.
Entre as práticas a serem empregadas na gestão rural, o palestrante apontou a necessidade de se estar aberto às inovações do setor, a busca por informações técnicas, a definição de metas e objetivos, o controle financeiro, saber encarar os desafios que o mercado impõe e ter conhecimento total da sua propriedade rural. “O proprietário não pode ter resistência ao novo e deve estar atento aos dados técnicos, já que são eles que irão gerar informações precisas a respeito de seu negócio para que ele possa obter qualidade no que produz”, explica.
O professor João Coelho ainda ressaltou que, para gerir uma pequena propriedade rural e obter sucesso a partir deste trabalho, é cada vez mais importante a busca pessoal por qualificação e planejamento dos diferentes setores da empresa, como a gestão de pessoas (mão de obra), a gestão financeira (custos e lucros) e a gestão de produção (controle dos recursos empregados).
A programação do Ciclo de Palestras do Gado leiteiro prossegue hoje (dia 20), às 19h, com a palestra ’Qualidade do leite em sistemas pastoris de produção de leite: desafios e oportunidades’. A atividade será ministrada pela pesquisadora de Sistemas de Produção de Leite e Nutrição de Ruminantes da Embrapa Pecuária Sul, Renata Suñé. Esta palestra dá direito a certificados de presença para os interessados.
Mais informações sobre o 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro estão disponíveis no site do Sindicato Rural (www.rurallivramento.com.br) e na página do Facebook (facebook.com/sindicatorurallivramento).
 Fonte: Agência Megafone