Oportunidade: agricultores familiares de GO podem vender sementes crioulas para a Conab

Os agricultores familiares goianos terão a oportunidade de vender sementes crioulas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Está aberta uma chamada pública para a compra de 66.610 quilos de sementes de milho, feijão e arroz. As sementes adquiridas serão distribuídas para os produtores do estado, a serem definidos pela Conab, Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-GO), junto aos movimentos sociais.

Interessados em vender sementes têm até o dia 29 de setembro para apresentarem suas propostas de venda e documentos necessários na Conab, em Goiânia. A compra será feita por intermédio da Superintendência Regional de Goiás, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Serão 55.610 quilos de milho, 10.000 quilos de feijão e 1.000 quilos de arroz. A Delegacia da Sead vai receber as demandas dos movimentos sociais para, então, definir, junto à Conab, a distribuição para os agricultores.

O delegado federal no estado, Ícaro Braga, ressalta que a compra de sementes é uma grande oportunidade para os agricultores que produzem as sementes, além de fortalecer o trabalho de outros agricultores que necessitam delas. “Esse tipo de iniciativa beneficia tanto quem está vendendo, quanto quem vai receber. O que está vendendo vai receber dinheiro para sua manutenção do dia a dia. E o que vai receber terá matéria-prima para plantar e posteriormente vender os produtos, seja para o próprio PAA, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ou para vendas diretas e consumo”, destaca.

As propostas de vendas apresentadas por fornecedores localizados próximos aos municípios beneficiados serão priorizados, seguidos das propostas de assentados da reforma agrária, mulheres e quilombolas.

Para participar da venda das sementes, as cooperativas e associações da agricultura familiar deverão entregar na Conab (Superintendência Regional da Conab Av. Meia Ponte, n.º 27.148 – Setor Santa Genoveva – Goiânia/GO), em envelope, a proposta de participação, junto a outros documentos listados no edital, como CNPJ e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Se tratando da venda de sementes crioulas, é necessário que a entidade que pretende ser fornecedora, e a cultivar a ser fornecida, estejam inscritas no Cadastro Nacional de Cultivares Crioulas, instituído pela Portaria MDA nº 51, de 3 de outubro de 2007.

Fonte:  PORTAL DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO –Juliana Andrade