Por que manter uma farmácia na fazenda sempre abastecida

Artigo - 26 de março de 2021

Por Patrícia Nobre*

Da mesma forma que fazemos conosco, seres humanos, é importante termos uma “maleta” de primeiros socorros para os animais que estão sob nossos cuidados.

O que todo pecuarista busca quando adota, entre outras medidas, manter uma farmácia na fazenda é estar preparado para qualquer emergência.

Por isso, independentemente do tamanho da propriedade, é importante que se tenha à mão medicamentos para as principais doenças, incluindo aqueles prontos para uso (sempre ministrados na medida exata) e para animais em todas as faixas etárias, além de protocolos de avaliação dos animais e de tratamento bem definidos. Esses protocolos permitem a correta identificação das doenças e minimiza erros comuns de tratamento.

Para ajudar tanto o pequeno quanto o grande produtor e todos aqueles que manejam os animais no dia a dia, atuamos com protocolos terapêuticos e cartilha de farmácia na fazenda, os quais devem sempre ser utilizados com acompanhamento de um médico-veterinário.

Quanto antes identificarmos e tratamos os animais doentes, mais efetivos serão os tratamentos e menos medicamentos/intervenções serão necessários. Sendo assim, a capacitação de pessoal é sumamente importante.

A saúde do animal é uma prioridade que envolve aspectos de bem-estar e produtividade. Tratar corretamente significa mais do que ministrar o medicamento com a dose e via de aplicação corretas, mas também conhecer as boas práticas de conservação, a qualidade dos medicamentos e as diferenças entre eles.

Todo pecuarista precisa compreender a importância de trabalhar com protocolos de tratamento e de manter uma farmácia montada e abastecida na fazenda, para garantir agilidade na hora do imprevisto, oferecendo ao rebanho toda a proteção necessária, 365 dias por ano.

E para que todos tenham plena segurança no manejo de uma propriedade, temos um time completamente dedicado a capacitar as pessoas responsáveis pelo manejo e manutenção da saúde dos animais – do diagnóstico ao tratamento e acompanhamento da evolução do quadro.

*Gerente de Produto da Unidade de Bovinos&Equinos da Zoetis


Outras Notícias