Produção de silagem: como ser eficiente na colheita

produção de silagem é um processo que envolve perdas, desde a colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. Dados da literatura, apontam que as perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%.
A etapa da colheita é um dos momentos críticos na produção de silagem e deve ser corretamente planejada com objetivo de reduzir estas perdas. Um dos aspectos fundamental no momento da colheita, é a umidade da cultura.

Pensando nisso, é importante colher a planta com o teor adequado de matéria seca. Valores muito baixos (< 30% MS), resultam em alta umidade favorecendo a deterioração por microrganismos indesejáveis e alta produção de efluente. Colher plantas com umidade muito baixa (> 40% MS), também não é favorável, dificulta a picagem e a compactação da massa, favorecendo a deterioração aeróbia.

Portanto, quando se fala em colheita a recomendação é que o produtor se programe para colher na janela em que a umidade da cultura está entre 30 e 40%.

Além do teor de umidade, existe outro aspecto importante relacionado a colheita: o tipo de colhedora que será utilizado e suas regulagens.

Fonte: EducaPoint