PronaSolos PR: aberto processo para contratação de técnicos de campo

O processo de inscrição para contratação dos quatro técnicos de campo, que irão atuar no PronaSolos Paraná, está aberto até dia 17 de agosto. O Edital contendo os requisitos e as orientações está disponível no site da Fapeagro  e traz anexo a ficha de inscrição que deve ser preenchida pelos candidatos e enviada, junto com o Curriculum vitae, para o e-mail [email protected]. Os técnicos de campo serão responsáveis pelo trabalho de coleta de solos e vegetação, a ser finalizado em um prazo de dois anos (até julho de 2020) e ficarão lotados na estrutura da SEMA – ERTOL, em Toledo/PR.

Podem se candidatar os seguintes profissionais de nível técnico: técnico agrícola, técnico florestal, técnico ambiental, técnico zootecnista, técnico em silvicultura, técnico em agropecuária e áreas afins. Também é exigida carteira de habilitação nível B e disponibilidade para viagens, já que o Pronasolos no Estado começará pela Bacia Hidrográfica Paraná III, oeste do Estado, com extensão territorial de cerca de 11 mil km². O tempo de trabalho para este primeiro é de 2 anos, vindo a seguir mais 5 módulos, cada qual com tempo de 2 anos.

De 27 a 31 de agosto, os pesquisadores Gustavo Ribas Curcio e Annete Bonnet, responsáveis pela condução do Programa na Embrapa Florestas, juntamente como o pesquisador do IAPAR João Henrique Caviglione, farão a seleção dos técnicos, em Toledo. O resultado será publicado em 03 de setembro e no dia 10 de setembro começa o curso de capacitação que vai durar 4 semanas, também na cidade de Toledo com vistas a capacitar os técnicos contratados.

Mais informações sobre o Edital podem ser solicitadas à Fapeagro pelo telefone 43-3025-1601.

Sobre o PronaSolos
O objetivo do PronaSolos é realizar levantamentos de solos em escala de semidetalhe (1:50.000), com suas respectivas interpretações e características. Os mapas atuais, em sua grande maioria, não possuem escala viável para o manejo de solo em nível de microbacias, muito menos para propriedade rural.

O diferencial do Projeto no Estado é a inserção do levantamento de vegetação, mais especificamente em ambientes de rios e nascentes, fato que irá auxiliar no planejamento rural com um olhar em sistemas de preservação, pois além das informações de solos, conjuntamente, vai se ter informações das Áreas de Preservação Permanente (rios e nascentes) sob o ponto de vista de sua efetividade, bem como de flora adaptada aos diferentes tipos de solos, sobretudo ao regime hídrico do solo. Como explicou o pesquisador Gustavo Curcio em julho deste ano, durante a formalização do Projeto, “os principais resultados esperados, além dos mapas e respectivos relatórios, é a formação de uma base de dados integrada no Estado contendo informações essenciais para interpretar as potencialidades e as fragilidades do solo frente aos diferentes usos, em nível de semidetalhe. Devido à escala de publicação, sem dúvida, será também uma ferramenta importante para as prefeituras municipais para o aprimoramento dos Planos Diretores Municipais”.

O Paraná é o primeiro Estado a implementar o Programa graças à parceria entre a Embrapa Florestas com a Itaipu Binacional, as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, do Meio Ambiente, do Planejamento e Coordenação Geral e dos Institutos Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental (IAP) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG) e a Fapeagro.

Fonte: Embrapa