Semana começa com chuvas em vários pontos do Centro-Sul

A passagem de uma frente fria pela região Sul e Sudeste nesse começo da semana está provocando chuvas em várias localidades do Rio Grande do Sul à São Paulo. No Paraná houve registros de chuva de pedras, nesse final e semana, em algumas cidades como Iracema do Oeste e Jesuítas. E como esse sistema meteorológico estará avançando nesse início de semana pela região Sudeste, há previsão de que vem ocorrer pancadas de chuvas isoladas também no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Porém, os volumes que deverão ser registrados serão baixos e bem pontuais. Assim, grande parte dos produtores de milho safrinha e de algodão dessas regiões continuarão sofrendo com o déficit hídrico e amargando perdas bastante expressivas em suas lavouras. Essas chuvas só irão atrapalhar o andamento da colheita do café e da cana de açúcar no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

                Mas como amanhã esse sistema perderá forças completamente, sendo que chuvas só serão observadas, em maior volumes sobre o Rio de Janeiro e na zona da mata mineira, as atividades de colheita poderão ser retomadas. Porém, ao longo da semana, como ainda haverá muita nebulosidade sobre toda a faixa central do Brasil, não estão descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer algumas pancadas de chuvas, muito isoladas sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, bem como em Tocantins e metade sul da Bahia. Como como vem ocorrendo, serão chuvas de baixíssima intensidade e muito localizadas, sem nenhuma expressão para reverter as perdas na produção de grãos.

                Somente na sexta-feira é que um outro sistema meteorológico irá se formar e provocar muita chuva sobre todos os Estados da região Sul, incluindo o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sendo previsto que nesse próximo final de semana seja de tempo fechado e chuvoso em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e metade sul de Minas Gerais. Com relação as temperaturas, uma nova massa de ar polar deverá avançar pela região Centro-Sul do Brasil e com isso provocar o declínio mais acentuado das temperaturas ao longo dessa semana. Mas não há riscos para ocorrências de formação de geadas.

image001 image002 image003 image004 image005