Semana termina com chuvas em boa parte da região central do Brasil

O avanço de uma nova frente fria pela região Sul e Sudeste nesse final da semana manterá o tempo instável e com chuvas em grande parte dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, como também em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Porém, nesses últimos 3 Estados, as chuvas serão mais irregulares e na forma, apenas, de pancadas isoladas. As famosas chuvas de manga. Assim, lavouras de milho safrinha do Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo continuarão sendo beneficiadas, assim como o plantio do trigo e demais culturas de inverno, já nessas localidades os solos continuarão apresentando bons níveis de umidade. Além disso, os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar no Centro-Sul poderá sofrer paralisações, mesmo que momentâneas, por conta desse tempo mais fechado e chuvoso. Mas mesmo com essas paralisações não há riscos de perdas de produtividade e qualidade nessas culturas.

                Já em todo o Matopiba e no Pará, não há previsão de chuvas para esses próximos dias. A previsão é de tempo seco e quente em toda a região, uma vez que estamos entrando num período de neutralidade climática e esse padrão meteorológico é que predomina nessa época do ano. Muito ruim para as lavouras que ainda estão em fase de desenvolvimento, como soja, milho e algodão.

                E esse padrão meteorológico, de chuvas mais concentradas sobre a região Sul e partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo irá persistir ao longo da semana que vem, mantendo um padrão de normalidade no regime de chuvas à essas localidades do Brasil. As temperaturas irão se manter mais amenas nos próximos dias devido a presença de uma massa de ar polar sobre o Brasil. Mas não há riscos de geadas, pelo menos para esses próximos dias.

image001 image002 image003 image004 image005image001 image002 image003 image004 image005