Similares às de janeiro, vendas externas de carnes continuam com fraco desempenho

Lentas desde o início do mês (ou seja: tudo indica não terem sido afetadas pelo movimento dos caminhoneiros), as exportações de carnes de fevereiro aumentaram em relação ao mês anterior, mas sofreram refluxo de quase 10% comparativamente a fevereiro do ano passado.

Neste caso, pouco adiantou o volume de carne de frango embarcado no mês ter aumentado perto de 2,5%, pois o resultado global foi influenciado negativamente pelas carnes suína e bovina, cujos embarques recuaram, respectivamente, 29% e 33%.

Aqui, o desempenho mais alarmante vem sendo o da carne suína, pois os embarques dos últimos dois meses, janeiro e fevereiro de 2015, corresponderam aos menores volumes exportados pelo setor desde o início de 2009, isto é, há pelo menos seis anos.

Porém, igualmente ou mais preocupante é a queda generalizada do preço médio em relação ao mesmo mês do ano anterior. Parte dela é, sem dúvida, reputável às variações do câmbio. Mas também indica problemas no mercado internacional.

Volume em queda e preços em queda só têm como efeito uma menor receita cambial. Efetivamente, embora tenha apresentado ligeiro acréscimo sobre o mês anterior (+1,23%), a receita propiciada pelas carnes em fevereiro ficou 22% abaixo da que foi registrada no mesmo mês do ano passado.

Por: Avisite