Trigo: Brasil comprou 112,2 mil toneladas dos EUA em apenas 9 dias

Em apenas nove dias, o Brasil importou nada menos que 112,2 mil toneladas de trigo hard (duro) norte-americano. Os dados são do relatório semanal de vendas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), divulgado pela Consultoria Trigo & Farinhas.

O novo ano comercial (2016/17) iniciou no dia primeiro de junho, e os dados oficiais se referem à semana terminada no último dia 9 deste mês. O resultado representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 110 mil toneladas.

“O preço do trigo americano nesta quinta-feira no porto de Santos fechou em R$ 978,32/tonelada. ‘Agora a situação se inverteu’, nos disse o diretor de um moinho do interior do país: ‘agora são os moinhos do litoral que tem preços a novecentos reais e nós é que temos a mais de mil, porque temos o frete do porto até aqui. Por isso é que eles conseguem colocar farinha mais barata do que nós nos centros de consumo’. Está muito difícil neste ano”, comenta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.