Nova Mutum (MT) recebeu Fundação MT em Campo 2016 – 2ª Safra

O município de Nova Mutum, na região Médio Norte de Mato Grosso, recebe neste sábado (7) o Fundação MT em Campo – 2ª Safra, evento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, com estações à campo sobre variados assuntos relacionados à principal cultura de segunda safra do Estado, o milho. A partir das 7h, no Centro de Difusão e Aprendizagem (CAD), localizado na BR 163, Km 619, os participantes podem fazer a inscrição gratuitamente e conhecer experimentos de até três anos, além de vitrine de cultivares de algodão apresentadas em plots agrícolas.

Com o tema “Sua segunda chance de aumentar a produtividade e rentabilidade” e no mesmo formato do Fundação MT em Campo que acontece no início do ano, está será a primeira vez que o evento será realizado neste período do ano para abordar assuntos de interesse da classe produtora sobre a segunda safra. “Os pesquisadores da Fundação MT vão receber produtores, engenheiros agrônomos, sementeiros, técnicos e consultores no intuito de, mais uma vez, oportunizar a troca de informações, o debate de ideias e o esclarecimento de dúvidas”, destaca Francisco Soares Neto, diretor presidente da Fundação MT.

Os experimentos vão mostrar a viabilidade da consorciação do milho 2ª safra com espécies de cobertura; desenvolvimento do milho sob níveis de compactação induzidos; manejo de adubação no sistema soja/milho 2ª safra (3º ano de pesquisa); avaliação de danos da lagarta Spodoptera frugiperda em híbridos de milho com diferentes tecnologias Bt; vitrine de cultivares de algodão; e manejo de adubação nitrogenada em milho 2ª safra e manejo de adubação fosfatada em soja e milho 2ª safra (resultados de três anos de pesquisa apresentados no fechamento do evento).

Sapezal – E no dia 4 de junho o evento também acontece em Sapezal (MT), na área de pesquisa da Fundação MT na Fazenda Tucunaré, onde o foco será a cultura do milho e também do algodão segunda safra. A fazenda está localizada na MT-235, Km 133. Nesta etapa, os participantes vão acompanhar cinco estações de pesquisa e vitrine de cultivares de algodão. São elas: manejo de adubação em soja e milho 2ª safra; modos de aplicação de fósforo nos sistemas soja/milho e soja/algodão 2ª safra; manejo da adubação nitrogenada na cultura do algodão 2ª safra (2º ano); manejo da adubação potássica na cultura do algodão 2ª safra (2º ano); cultivo de plantas de cobertura antecedendo a cultura do algodão (2º ano); e vitrine de cultivares de algodão.