Novas tecnologias otimizam gestão do agronegócio no país

Soluções facilitam a logística interna e externa e relacionamento com arrendatários

Destacando-se como um dos principais produtores e exportadores de diversas commodities agrícolas, o Brasil tem um papel fundamental para a produção de alimentos a nível internacional. Somente em 2022, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 159,09 bilhões, uma alta de 32% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária.  O investimento em tecnologia é um dos principais impulsionadores no salto produtivo da agricultura brasileira. De acordo com um estudo feito pela Embrapa, a inovação tecnológica contribuiu com 59% do crescimento do Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola entre os anos de 1975 e 2015, seguidos pelo trabalho (25%) e pela terra (16%).

Hoje, diversas soluções em tecnologia desenvolvidas no Brasil ajudam a otimizar a gestão e logística em zonas rurais. Confira algumas delas abaixo:

Tecnologia otimiza logística interna e externa

A tecnologia é uma aliada também na gestão de logística indoor e na entrega e abastecimento de clientes do agronegócio. Fabiano dos Santos, presidente do Grupo Verante, as soluções de localização apoiam o agronegócio a monitorar a sua produção como parte da estratégia de negócio eficaz.

“Por meio da tecnologia de localização, tais como as disponibilizadas no mercado brasileiro pela NEAR Location, permite que os agricultores gerenciem com precisão a localização de seus equipamentos e produtividade das operações agrícolas.

O mapeamento e monitoramento via satélite também pode ser utilizado na logística indoor para fora. Fabiano explica que a tecnologia favorece o planejamento das melhores rotas para a frota da propriedade rural.

Automatização de processos melhora relacionamento com arrendatários

Os contratos de arrendamento são bastante comuns no segmento do agronegócio, porém umas das principais dificuldades no ramo é o alinhamento entre a gestão de área e os contratos com os proprietários desses imóveis. Neste segmento a tecnologia também contribui com soluções para automatizar o controle de saídas e entradas de área por período.

“Ferramentas de gestão de ativos que unificam todo o processo de originação, como o Enterprise, da 4Asset Tecnologia, contribuem para facilitar o pagamento do arrendamento por propriedade e fornece informações estratégicas para a equipe comercial realizar acordos e fechar novos negócios na região de interesse. Além disso, por meio do sistema as equipes administrativas e de campo mantêm a comunicação em tempo real, evitando que sejam realizadas atividades como plantio e colheita em áreas que não estão com contratos renovados, uma garantia de segurança à operação”, aponta Fabiano, CEO do Grupo Verante.

Fonte:  Daniely Borges