Nutrição à base de bioativador favorece boa formação de pele da batata

Um dos alimentos mais consumidos no mundo e particularmente no Brasil, a batata é bastante sensível no seu manejo e exige cuidados especiais principalmente em relação à pele. “Na questão do manejo, quando acrescentamos a solução Sturdy, no sulco de plantio ou via pulverização foliar, a planta é ‘ativada’ para absorver mais nutrientes e água”, explica Décio Shigihara, engenheiro agrônomo da Satis e suporte técnico na área de hortaliças da empresa mineira. Como é formada principalmente por micronutrientes, quando a planta não fica bem nutrida, a pele da batata não se forma adequadamente.

Nesse caso, no momento de operação do lavador ou mesmo quando é feita a colheita, a batata acaba machucada e a pele sai muito fácil. Como consequência, o produto pode até apodrecer e estragar na prateleira. “Essa é a importância de ter uma pele bem formada. Com a aplicação do Sturdy, a planta consegue absorver mais nutrientes, tem mais energia, o que ajuda também na estruturação e na uniformidade de tuberização. Logo, a pele se forma melhor”, afirma Shigihara. O Sturdy é um bioativador enriquecido com fósforo e extratos de algas oferecendo às plantas mais energia e melhor desempenho, especialmente sob condições adversas, auxiliando na estruturação do sistema radicular e da parte aérea.

Formas corretas de aplicação

Acostumada a acompanhar o desempenho das lavouras de batata, cujo maior produtor é o estado de Minas Gerais, a Satis busca orientar os produtores para alcançarem a eficiência da aplicação de soluções nutricionais e auxilia no manejo. A cultura de batata é uma das que mais demandam complementações nutricionais e de manejo de pragas e doenças, aliados a produtos de alto desempenho e qualidade, por isso, a necessidade de uma melhor aplicabilidade. Como a batata é plantada em diferentes regiões do País, as variações de clima podem ser prejudiciais ao rendimento das lavouras, daí a importância da aplicação correta de produtos para estimular a autodefesa e o metabolismo vegetal.

Tanto para a nutrição vegetal e quanto para o manejo das pragas das plantas, a pulverização da lavoura tem o desafio de alinhar produtos de qualidade a técnicas adequadas de aplicação conforme a necessidade da lavoura. Daí a importância do programa Aplik+ desenvolvido pela Satis e que coloca à disposição orientações diretamente no campo, levando conhecimento científico a fim de garantir que as soluções utilizadas atinjam o alvo desejado, com menos desperdício e maior qualidade. “De nada adianta utilizar os melhores produtos do mercado se a gente não conseguir atingir o alvo desejado”, afirma Shigihara

A dinâmica do programa envolve visitas com demonstrações sobre a calibração correta dos equipamentos de pulverização e informações sobre diferentes detalhes técnicos no processo de pulverização, como compatibilidade de produtos na elaboração da calda, velocidade da máquina, pressão, formação de gotas, entre outros pontos. Os equipamentos são instalados e é mostrado, por exemplo, onde a gota cai e como fazer para que o produto atinja o alvo desejado.

Fonte: Tiago Ritter – Moglia Comunicação