Olivicultores buscam na Expointer conscientização do consumidor sobre o azeite de oliva

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) estará presente na Expointer 2023, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Em estande localizado no Pavilhão Internacional, a entidade fará a representação institucional além de buscar aproximação com o público presente esclarecendo assuntos pertinentes do setor, em especial com o consumidor sobre as qualidades e diferenciação do azeite de oliva extravirgem brasileiro.

Conforme o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, os associados decidiram por criar um espaço institucional no evento. “Estaremos com degustações mostrando ao nosso consumidor a diferença entre o azeite extravirgem e do azeite que até hoje os brasileiros receberam para o consumo. Desta forma acreditamos que iremos informar cada vez mais o consumidor para que ele possa decidir sua compra, exigindo um azeite de primeira categoria ou consumir produtos de valores e qualidade inferiores”, destaca.

O dirigente salienta ainda que esse espaço institucional também servirá para conversas e pautas do setor, que são muito importantes junto aos formadores de opinião, gestores públicos, além de estar à disposição para esclarecimentos à possíveis novos olivicultores. “Estaremos passando estas informações para todos interessados neste novo setor que está se consolidando aqui no Estado do Rio Grande do Sul”, observa.

Desde o início deste ano, o Ibraoliva vem trabalhando fortemente uma campanha intitulada “Azeite Virgem não é Extravirgem”, com o objetivo de conscientizar sobre os produtos importados que, em muitas vezes, não são condizentes com o que diz o rótulo, assim lesando o consumidor final do produto. Na última safra, o Rio Grande do Sul, principal produtor do país, bateu o recorde de produção, com 580 mil litros de azeite. Atualmente são 321 produtores no Estado que fazem a produção de olivas.

Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa