“Pecuária de leite no Brasil: cenários e avanços tecnológicos”

O futuro já chegou a vários campos da ciência. Resta agora ao setor produtivo se apropriar do novo para acelerar o aumento da produção e da produtividade nas próximas décadas. Essa visão de futuro poderá assegurar ao Brasil posição de destaque e de vanguarda no cenário internacional. Estes fatos motivaram produzir o livro “Pecuária de Leite no Brasil: Cenários e Avanços Tecnológicos”, que traz temas inovadores sobre o agronegócio do leite no País.

Com 23 capítulos, foram subdivididos em três partes: Cenários – que abordam as contribuições dos diferentes segmentos para o desenvolvimento do setor leiteiro nacional para os próximos 10 anos; Tecnologias Disponíveis – que descrevem as principais tecnologias consagradas e disponíveis aos nossos produtores e; os Avanços Tecnológicos – que relatam as inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil e que poderão ser apropriadas pelo setor produtivo nacional.

Foi escrito por 78 profissionais altamente qualificados oriundos de diversas instituições públicas nacionais como a: Embrapa (Gado de Leite, Informação Tecnológica, Instrumentação, Milho e Sorgo, Pecuária Sudeste, Rondônia, Trigo), Epamig, Faculdade Metropolitanas Unidas, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidades (Passo Fundo, Oeste Paulista, Estadual do Rio Grande do Sul), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; internacionais: Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA – Argentina) e Wageningen University (Holanda); assim como instituições privadas: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Viva Lácteos, Intergado e AgriPoint.

A obra, com seus dois mil exemplares encontra-se esgotada, podendo ser acessada pelo Link: https://nuvem2.sct.embrapa.br/index.php/s/Sl4SOrHh7TITIl6 graças a uma parceria inédita entre Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que custeou integralmente a obra. Foi apresentado durante a reunião da Câmara Setorial do Leite e Derivados do MAPA em Brasília e também será durante a 54ª Reunião da SBZ a ser realizada em Foz do Iguaçu em julho próximo.

As informações são da Assessoria de Imprensa.