Personalidades ligadas ao agro são homenageadas

Em sessão solene realizada no dia 1º de setembro, no tattersal do Parque de Exposições Agropecuárias, a Câmara Municipal de Jataí prestou homenagem a personalidades ligadas ao agronegócio no município. Também foi entregue o Troféu Jatobá ao empresário jataiense Veriano de Oliveira Lima Júnior, uma proposta do vereador Vicente Mantelli aprovada por todos os parlamentares.

O título de cidadão jataiense para o produtor rural Alessandro Romio também foi proposto por Mantelli, que, em conjunto com o vereador Marcos Patrick, apresentou o projeto para concessão da cidadania jataiense à comerciante de grãos Rafaela Giongo. Mantelli solicitou ainda o Troféu Jatobá para o presidente do Sindicato Rural de Jataí, Evandro Vilela Barros.

O título de cidadão jataiense para o pioneiro da produção de soja no município Nelson Maggioni foi proposto por seu neto, Thiago Maggioni, que era vereador em 2019, ano em que o projeto foi aprovado. Thiago também apresentou a proposta de concessão de cidadania jataiense ao produtor Valdecir Sovernigo. Já o título de cidadão para o empresário rural Ricardo Caleffi foi apresentado pelo vereador Marcos Patrick.

ALESSANDRO ROMIO

O empresário rural Alessandro Romio nasceu em 26 de abril 1968, na cidade de Vicenza, na Itália. Casado com Elisabetta Fantin, possui os filhos Martina Romio e Giacomo Romio, ambos nascidos em solo jataiense. Com formação superior em mecânica, oficialmente ingressou de vez no Brasil em 22 de fevereiro de 1998.

Em 1974, seu pai e um tio compraram uma fazenda na cidade de Costa Rica-MS, a qual foi vendida em 1976. Então eles compraram a Fazenda Rio Paraíso, que na época contava com 26.000 hectares de terra, após inúmeras dificuldades como invasão de parte da fazenda. Em 1996 Alessandro decidiu vir para o Brasil e cuidar da propriedade da família, ficando em média três meses no ano, que era o tempo concedido para turistas ficar no Brasil, acompanhando o plantio e a colheita, que nessa época ocupava uma parte pequena da fazenda, pois a principal atividade até então era gado com a produção de vacas e bezerros.

Em 22/4/1998, ele recebeu o visto temporário, porém anual, tirando a sua carteira de trabalho como administrador da Fazenda Rio Paraíso. Mesmo jovem, se dedicou em conhecer as potencialidades da propriedade e logo migrou sua principal atividade para agricultura.

Sua intenção inicial era ficar somente dois anos no Brasil, contudo, ele acabou se fixando em Jataí. Ao longo dos anos foram adquiridas as partes dos outros sócios da fazenda Rio Paraíso, que atualmente conta com 8.000 hectares, 100% produtiva e sustentável, respeitando as leis ambientais, trabalhistas e de onde 190 famílias tiram seu sustento, sendo 145 funcionários na Agropecuária Rio Paraíso Ltda. e 45 funcionários na Agropecuária Baby Beef Ltda.

EVANDRO VILELA BARROS

Produtor rural e agropecuarista em Jataí, gerador de empregos e fomentador acentuado da economia jataiense, na administração de Evandro Vilela Barros à frente do Sindicato Rural destaca-se que, mesmo sendo uma entidade de classe, a instituição desenvolve trabalho coletivo que atende não somente a categoria representada, mas também a população de Jataí, oferecendo diversos cursos gratuitos, em parceria com o Senar, dentre outros.

Destaca-se também o trabalho social desenvolvido pelo Sindicato através do Centro de Equoterapia, projeto que acolhe e auxilia os que dela necessitam de forma gratuita.

Nascido em Jataí em 6 de novembro de 1961, formado em direito, é associado ao Sindicato Rural desde 2000. É presidente desde 28 de fevereiro deste ano e seu mandato vai até 28 de fevereiro de 2026.

NELSON MAGGIONI

Fiilho de Laudino Adão Maggioni e Celestina Ermínia Giongo Maggioni, in memorian, Nelson Maggioni nasceu no dia 12 de setembro de 1943, na cidade de Colorado, no Rio Grande do Sul. Além de Nelson, seus pais tiveram outros 12 filhos, os irmãos Lauro, Raul, Lirio, Lair, Romeu, Rita, Tereza, Leda, Luiz, João Pedro, Cláudio e Jaime.

Em 1951, Nelson concluiu a primeira série na Escola Municipal do Arroio das Placas e, entre os anos de 1952 a 1954, terminou o primário na escola São Miguel da Posse do Barreiro. No ano de 1967, Nelson Maggioni se casou com Nadir Aime Maggioni (in memorian), e com ela teve três filhos, sendo eles Volmar, Volmir e Volnice.

Hoje o homenageado já é avô de sete netos, sendo eles Thiago, Francesca, Pedro, Giulia, Arthur, Mariana e Helena, todos nascidos em Jataí.

Foi no ano de 1982 que Nelson Maggioni, em busca de novas oportunidades, se mudou juntamente com a sua esposa e seus filhos para a cidade de Jataí. Ainda no mesmo ano o homenageado adquiriu a sua primeira propriedade, a chamada Fazenda Aliança, e logo após já se tornou membro associado do Sindicato Rural de Jataí e da Comigo.

No ano de 1988 a referida fazenda foi palco da vinda a Jataí do então ministro da Agricultura, Iris Rezende, juntamente com o então governador do Estado, Henrique Santillo.

Em 1983 o homenageado ajudou a fundar a primeira cooperativa de Jataí, na época a chamada Colmeia, da qual fez parte como conselheiro. No mesmo ano fundou e se tornou diretor do Centro de Tradições Gaúchas de Jataí – CTG Querência Goiana, posteriormente vindo a se tornar patrão, cargo que exerceu por quatro vezes, entre os anos de 1985 a 1986; 1989 a 1990; de 2005 a 2006, e do ano de 2009 a 2010.

Nelson Maggioni também foi um dos criadores da Campeira em Jataí, festa que já há alguns anos gira milhões de reais em negócios para o município e proporciona entretenimento “aos sulistas fora do Rio Grande do Sul”. Inclusive as primeiras edições da Campeira foram realizadas na Fazenda Aliança, mas com o passar dos anos, devido ao grandioso aumento do volume de participantes e de negócios, não pôde mais suportar o evento, quando então foi adquirida uma área maior onde hoje ainda se encontra instalada.

No ano de 1985, Nelson Maggioni plantou em Jataí o primeiro milho safrinha, se tornando inclusive o pioneiro do plantio direto no Estado de Goiás. No ano de 2012 o homenageado atuou nos bastidores para a vinda do Banco Sicredi para Jataí, o que foi consolidado no ano de 2013, e se tornou então um dos seus sócios fundadores. O homenageado também foi por dois mandatos diretor da Associação Esportiva Jataiense.

Há de se destacar também com relação ao homenageado que por muitos anos ele foi um dos mantenedores do antigo Hospital Regional de Jataí. Nos dias atuais, graças a sua visão empreendedora, o homenageado se destaca como um dos maiores produtores rurais de nossa cidade, cultivando em nosso município grãos de soja, milho, sorgo e algodão, além de manter em suas fazenda um dos maiores confinamentos de gado de Jataí.

Seu último e grandioso investimento no município foi uma usina hidrelétrica, que será inaugurada nos próximos dias. A família Maggioni, conta hoje em dia com mais de 150 colaboradores diretos e mais de 150 colaboradores indiretos.

RAFAELA GIONGO

Rafaela Giongo Freitas nasceu na cidade de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, em 17 de maio de 1976. É filha de Lírio Giongo e Vera Lúcia Santos Souza, sendo a primeira dos três filhos do casal. Seus irmãos chamam-se Marcelo e Diego Giongo.

Ela mudou-se para a Cidade Abelha em 1984, formou aqui a sua família, casando-se com Leonardo Cintra Freitas, com quem tem um filho, o jovem João Miguel Giongo Freitas.

Comerciante de grãos, proprietária da empresa Jatobá Agronegócios, Rafaela ajuda dessa maneira a gerar empregos e renda a muitas famílias, bem como para o próprio município.

“Rafaela Giongo nunca mediu esforços para contribuir com nossa cidade, faz o possível para que ela se torne um lugar melhor e próspero, isso pode ser conferido através de suas ações do seu cotidiano”, afirmaram os proponentes da entrega do título de cidadã jataiense. “Trata-se reconhecidamente de uma pessoa empreendedora e grande geradora de empregos e rendas, que desde sua chegada vem contribuindo para o pleno desenvolvimento desta cidade, justificando o reconhecimento através da presente honraria da forma que presta o parlamento e a sociedade. Diante de todo o exposto e por questão de reconhecimento pela dedicação da homenageada junto ao município de Jataí, este poder não poderá negar as homenagens devidas, o que se expressará na concessão do título de cidadã jataiense à essa ilustre homenageada”.

RICARDO CALEFFI

Ricardo Caleffi nasceu na cidade de Constantina, no Rio Grande do Sul, em 17 de agosto de 1964. Filho de Cláudio Darci Caleffi e Laureta Lourdes Caleffi, é o segundo dos quatro filhos do casal. Mudou-se para Jataí em 1982 e formou aqui a sua família, casando com Carla Rejane de Carvalho Caleffi. Eles têm duas filhas, Mariana Carvalho Caleffi e Ana Laura Carvalho Caleffi.

O homenageado, formado no curso técnico agrícola, é um grande produtor rural, ajudando dessa maneira a gerar empregos e renda a muitas famílias, bem como para o próprio município. Não obstante, Ricardo Caleffi também é empresário no ramo imobiliário, tendo atuação no Estado de Goiás e também em Minas Gerais.

“Ricardo Caleffi sempre foi um lutador pelas causas do município, buscando apoio e recursos junto às esferas estaduais e federais e, utilizando-se de sua influência, ele nunca mediu esforços para tanto, faz o possível para tornar a nossa cidade um lugar melhor e próspero, isso pode ser conferido através de suas ações do seu cotidiano”, afirmou o autor do projeto de concessão de cidadania.

O homenageado esteve à frente de várias classes representativas, foi presidente do JAC (Jataí Atlético Clube), vice-presidente da Associação dos Produtores de Grãos de Jataí e fez parte da comissão de Grãos da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás).

“Ricardo Caleffi é reconhecidamente uma pessoa empreendedora e grande gerador de empregos e rendas, que, desde sua chegada, vem contribuindo para o pleno desenvolvimento desta cidade justificando o reconhecimento através da presente honraria de forma que presta o parlamento e a sociedade”, acrescentou Marcos Patrick.

VALDECIR SOVERNIGO

O produtor rural Valdecir Sovernigo nasceu em 15 de novembro de 1951 na Linha Várzea, no município de Aratiba, no Rio Grande do Sul. E sua trajetória em Jataí começou em 20 de maio de 1982, ou seja, quando ele estava com 30 anos de idade.

Filho de Aurélio Primo Sovernigo e Honorina Bianchi Sovernigo (in memorian), casou-se em 1980 com Dagmar Susan Sovernigo, com quem teve dois filhos: Fernanda Sovernigo, hoje com 36 anos, e Marco Aurélio Sovernigo, hoje com 30 anos.

O homenageado se formou em agronomia em 1973, na Universidade Federal de Santa Maria-RS, e fez pós-graduação em cooperativismo pela Universidade do Vale dos Sinos e em administração estratégica pela Unijuí.

Trabalhou como agrônomo em diversas atividades e, na cidade de Panambi-RS, foi associado e gerente técnico da Cooperativa Tritícola, sócio fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos, da Câmara Júnior e da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, e também associado ao Sindicato Rural.

No ano de 1975, Valdecir Sovernigo deu início à atividade de produtor rural e, graças a sua visão empreendedora, hoje se destaca como um dos maiores produtores rurais de Jataí. É membro associado da Comigo e do Sindicato Rural.

“Há de se destacar, com relação ao homenageado, seu engajamento em participar ativamente em nossa cidade de atividades sociais, ambientais, classistas e culturais, especialmente no apoio direto à instituições tais como Apae, Núcleo Regional de Combate ao Câncer, igrejas e outras”, declarou Thiago Maggioni, proponente da homenagem.

Fonte: Câmara Jataí