Pesquisador partilha conhecimento em evento internacional sobre ostras em AL

3º Seminário e Curso Internacional ‘Ostra e Comunidades’

Contribuições do pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) Jefferson Legat integraram a programação do 3º Seminário e Curso Internacional ‘Ostra e Comunidades’, que aconteceu em Maceió, AL. Legat é especialista na produção e cultivo de espécies marinhas.

O seminário integra as ações do Programa Ostras Depuradas de Alagoas, que tem como parceiros Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Sebrae Alagoas e Prefeitura de Coruripe.

Com foco na participação comunitária nas decisões, na qualidade e sanidade do produto, promoção de trabalho e renda e conexão entre produtores, chefes de cozinha e turistas, o programa envolveu a inserção produtiva da ostra produzida localmente no mercado turístico, gerando trabalho e renda para as comunidades.

O pesquisador, que representa a Embrapa na comissão de organização do evento, participou com o tema ‘O compromisso do Programa Ostras Depuradas de Alagoas pelo desenvolvimento local’.

Jefferson Legat possui graduação em oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em oceanografia biológica pela mesma instituição (2001) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atua nas áreas de biologia pesqueira e maricultura. Coordenou projetos de pesquisa e desenvolvimento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Rio Parnaíba, relacionados ao cultivo de moluscos bivalves e pesca de espécies marinhas e estuarinas.

O pesquisador realiza ações de pesquisa atualmente nos projetos ‘Bases tecnológicas para a produção sustentável de ostras nativas no Norte e Nordeste do Brasil’ (OstraNNE) e ‘Aquicultura com tecnologia e sustentabilidade’ (Aquitech), entre outros.

Fonte: Embrapa