Pesquisadores americanos visitam o Brasil de olho no mercado de Nelore

A genética superior garante ao Brasil cada vez mais destaque no mundo. Os investimentos em pesquisa e tecnologias proporcionam cada vez mais resultados para os pecuaristas brasileiros. Representando mais de 80% do rebanho nacional, a raça Nelore atrai olhares de diversos países. 

De olho no Nelore e na contribuição da raça para o mercado, representantes do Departamento de Desenvolvimento de Produto Corte da ABS Global visitaram criatórios brasileiros que são referências.

Acompanhados da equipe da ABS Brasil, o Diretor Senior Global de Desenvolvimento de Produto e Sustentabilidade Corte da ABS Global, Matthew Cleveland, e a Diretora Global de Serviços Genéticos e Validação de Produto Corte, Tonya Amen, puderam ver de perto a evolução da raça e o trabalho de seleção desenvolvido em berços do melhoramento genético do Nelore. 

O tour começou no estado de São Paulo, no recém-inaugurado Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais (CCD-IZ), em São José do Rio Preto. Seguiu para Goiás, com visita ao Nelore RG, e terminou em Minas, no Rancho da Matinha e na Sino Agropecuária, que figuram entre os principais fornecedores de genética da raça.

“Viemos para entender como o Nelore tem progredido e, claro, para discutir sobre as novas oportunidades que a raça predominante no rebanho brasileiro pode oferecer para o mercado”, destacou Matthew Cleveland, da ABS Global.

A Diretora Global de Serviços Genéticos e Validação de Produto Corte, Tonya Amen, ressaltou o acelerado progresso dos animais. “Estive no Brasil pela última vez, há cerca de oito anos, e a progressão da raça, nesse curto período de tempo, é incrível. A idade em que as novilhas estão criando pela primeira vez, a idade que estão sendo abatidas, houve um progresso muito grande nisso. E nosso objetivo é justamente ajudar a dar continuidade nisso”.

Fonte: Élcio Fonseca