Pesquisadores da avicultura apresentam trabalhos ganhadores do Prêmio Lamas 2020

Exposição foi realizada de forma remota, durante a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2020, que este ano é totalmente online

A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) promoveu na tarde de ontem, 11 de agosto, a apresentação dos trabalhos vencedores do Prêmio Lamas 2020, durante o primeiro dia da Conferência FACTA WPSA-Brasil, inscritos nas categorias Nutrição, Sanidade, Produção e Outras Áreas. O evento, que está sendo realizado de forma 100% on-line, segue até amanhã.

Mais do que homenagear, o Prêmio objetiva divulgar ao setor os resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvidos em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País, a fim de responder às questões levantadas pelo próprio setor produtivo nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. José Maria Lamas da Silva, respeitado técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e formador de centenas de técnicos hoje militantes na avicultura brasileira.

Os primeiros colocados de cada área foram premiados com uma inscrição para a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2021 e os livros da Coleção FACTA. Todos os 53 trabalhos inscritos estão publicados nos anais da FACTA, que podem ser acessados no site do evento: www.facta.org.br/conferencia2020/premiolamas.

Confira os vencedores e os demais premiados:

SANIDADE:

Vencedor: “Fatores de risco para introdução e disseminação do vírus da doença de newastle em populações de aves de subsistência” – Luciano LaGatta (SA – 16), Universidade de São Paulo (USP)

2º lugar Menção Honrosa: “Efeito de Lactobacillus spp. no escore de lesão intestinal de frangos de corte expostos ao desoxinivalenol e Clostridium perfringens” – Marielen de Souza (SA-12).

3º lugar Menção Honrosa: “Caracterização fenotípica de resistência de Escherichia coli isoladas em ciclos de produção de granjas de frango de corte” – Beatriz Queiroz dos Santos (SA-09).

4º lugar Menção Honrosa: “Caracterização genômica dos isolados de reovirus circulantes no Brasil” – Priscila Diniz Lopes (SA-08).

NUTRIÇÃO:

Vencedor: “Avaliação da suplementação de glicinato de cobre e sulfato de cobre em rações para frangos de corte (1 a 21 dias)” – Ellen Fukuyama (NU- 06), Busca Inteligente em Tecnologia Animal (BITA).

2º lugar Menção Honrosa: “Efeito da suplementação de proteases ácidas e alcalinas sobre o desempenho zootécnico de frangos” – Barbara Colcetta (NU-11) –

3º lugar Menção Honrosa: “Substituição de minerais inorgânicos por glicinatos nas rações para frangos de corte de 1 a 42 dias de idade” – Ellen Hatsumi Fukayama (NU-07) –

4º lugar Menção Honrosa: “Efeito da suplementação de proteases ácidas e alcalinas sobre o rendimento de carcaça e cortes em frangos” – Barbara Colcetta (NU-12).

PRODUÇÃO:

Vencedor: “Parâmetros hematológicos de pintinhos submetidos a diferentes níveis de CO2 no nascedouro” – Maria Marta Loddi (PR-08)Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

2º lugar Menção Honrosa: “Algoritmo de otimização de variáveis ambientais na produção de frangos – Nilsa Duarte da Silva Lima (OA-06 – trans. área).

3º lugar Menção Honrosa: “Modelo de árvore de decisão para prever a qualidade do aviário” – Nilsa Duarte da Silva Lima (PR-06).

4º lugar Menção Honrosa: “Viabilidade econômica do enriquecimento ambiental para frangos de corte em aviário similar ao comercial” – Marconi Ítalo Lourenço da Silva (OA-14 – trans. área).

OUTRAS ÁREAS:

Vencedor: “Avaliação da qualidade fecal de frangos através do uso de inteligência artificial e análise de imagens” – Bauer Alvarenga (AO-02), Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

2º lugar Menção Honrosa: “Diferenças taxonômicas existentes entre fezes ileais e descargas cecais de frangos de corte” – Bauer Alvarenga (OA-01).

3º lugar Menção honrosa: “Avaliação da qualidade de ovo e bem-estar de galinhas poedeiras brancas pós-pico de produção suplementadas com probiótico” – Andressa Silva Jacinto (OA-16).

4º lugar Menção Honrosa: “Utilização de probiótico para galinhas poedeiras vermelhas pós-pico de produção: qualidade de ovo e bem-estar” – Caio Cesar Ouros (OA-15).

Conferência FACTA WSPA-Brasil 2020

Data: 11 a 13 de agosto de 2020

Hora: das 16h às 20h

Plataforma: Zoom

Tel.: (19) 3255-8500

E-mail: [email protected] Inscrições: http://www.facta.org.br/conferencia2020/.

 Fonte: Attuale