Pesquisadores lançam linhaça de maior rendimento

A pequena mas poderosa linhaça tem muitos benefícios para a saúde humana, além de outros usos importantes. Sendo assim, o rendimento e, portanto, os lucros, são importantes para os poucos agricultores que a cultivam nos Estados Unidos.

Após um processo de 13 anos, um grupo de criadores de plantas tem outra cultivar para oferecer aos agricultores. “Uma cultivar é uma variedade de plantas, criada por procriação seletiva”, explica Mukhlesur Rahman. “Isso significa que ele foi criado para melhorar o cultivo e recebeu um nome único”. Rahman é professor associado de ciências vegetais na North Dakota State University.

“Criamos uma nova cultivar de linhaça chamada ‘ND Hammond. É uma cultivar de semente de linho marrom. O rendimento médio de sementes desta cultivar é superior à média em comparação com outras cultivares de linho cultivadas em Dakota do Norte. Também é resistente à murcha por Fusarium e a doenças da ferrugem da linhaça”, comenta.

Para o consumo humano, as sementes de linhaça são um alimento saudável comum devido aos seus altos níveis de ácidos graxos ômega-3 saudáveis e proteínas facilmente digeríveis. É uma adição popular à granola, por exemplo.

Na indústria, as hastes podem ser convertidas em fibra vegetal de alta qualidade, semelhante ao cânhamo. No entanto, a melhoria da resistência e comprimento da fibra é um caminho de pesquisa diferente da melhoria da produção de sementes.

Além disso, existem dois tipos de sementes de linhaça, marrom e amarelo, disponíveis no mercado. Embora ambos tenham níveis semelhantes de óleo de semente e ácidos graxos ômega-3, o amarelo às vezes é preferido para “apelo visual”. No entanto, não é tão comum quanto o tipo marrom. Menos pesquisas de melhoria foram colocadas em amarelo, portanto o rendimento é um pouco maior em cultivares de linho com sementes marrons.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems