Petróleo à prova de recessão ajudado pela OPEP+; confira análise da hEDGEpoint Global Markets

O petróleo tem sido resiliente aos fatores negativos do contexto macroeconômico internacional, já que seus preços caíram menos do que o de outras commodities. A tendência é de valorização no quarto trimestre, de acordo com análise da hEDGEpoint Global Markets.

“A OPEP decidiu cortar a oferta de petróleo para enfatizar a falta de investimentos no setor. Isso pode levar a maiores investimentos de capex e potencialmente trazer suprimentos adicionais no longo prazo”, prevê o analista de Energy e Macroeconomia da companhia, Heitor Paiva.

Segundo o relatório, os estoques de petróleo estão em um momento de preparo para o inverno, e as perdas de oferta deverão ser grandes no 4o trimestre. Perderemos a oferta dos estoques estatais dos EUA em novembro, que juntamente ao embargo da União Europeia em relação ao óleo russo e aos cortes da OPEP, deverão sustentar os preços.

“Os especuladores devem voltar ao mercado, à medida que o pessimismo parece ser exagerado quando comparado aos riscos de oferta do 4o trimestre”, acrescenta Paiva.

Fonte:  Bruno Cirillo